Projeto que beneficia mães em hospital de Porto Seguro completa 10 anos

 

O projeto “Bebês Amorosos” completou 10 anos de existência. Realizado no Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães (HRDLEM), visa arrecadar kits de enxoval para mães em vulnerabilidade social que dão à luz na unidade.

Nesse tempo, mais de 800 gestantes foram contempladas com a iniciativa. “O principal foco é o acolhimento e humanização, ao possibilitar o mínimo de recursos durante e após a maternidade”, explica o diretor Rodrigo Nunes.

 

 

A década foi marcada pela emoção entre os idealizadores, funcionários e mulheres beneficiárias, durante a entrega dos kits. Com um tom ainda mais especial o diretor. Uma das criadoras do projeto foi a sua mãe, a assistente social Olívia Carvalho, que atuava no hospital.

Já falecida, a profissional deixou uma marca e se tornou exemplo para os funcionários que auxiliam no funcionamento do “Bebês Amorosos”.

“Fico muito feliz e honrado em ver que o trabalho que minha mãe fez em vida ainda está mais forte do que nunca, presente na memória de todos e beneficiando mais mães em nossa unidade. Em nome da minha família, celebro a importância dessa ação conjunta e que exista por muito mais anos”, desejou Rodrigo.

Célia Monfrinato, outra das idealizadoras, relembrou das colegas que já se foram - incluindo Olívia, e reforçou a colaboração entre voluntários e profissionais do hospital para que os kits sejam montados e entregues para aquelas que precisam.

“É um trabalho de formiguinha. Pode parecer pouco, mas a gente mantém, faça chuva ou sol, estamos aqui. Deus é tão bom que nunca deixou faltar algo para quem precisa neste projeto. É uma ação de amor, feita com muita boa vontade e persistência, o que também devemos agradecer a vocês do hospital, que fazem essa triagem e nos apoia”, contou Célia.


Com informações e fotos de Golden Assessoria de Comunicação

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Hospital Municipal de Arraial d’Ajuda retoma cirurgias eletivas

Estado cria grupo de trabalho para tratar dos conflitos agrários no Extremo Sul

Bahia realiza em agosto Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa

Torneio de beach tennis reúne 120 mulheres em Trancoso

Prefeitura prorroga prazo de pagamento do IPTU com desconto

Defensoria Pública abre vaga para estágio de Direito em Porto Seguro

 

A Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA) está com inscrições abertas de estágio para estudantes de Direito em Porto Seguro. A bolsa estágio é de R$ 1.030,00 com auxílio transporte e carga horária de 25 horas semanais.

 

 

Para participar, os candidatos devem estar regularmente matriculados do 5º ao 9º semestre. Os interessados devem enviar currículo e histórico escolar, em PDF, até o dia 23/03, para o e-mail: 9regional.portoseguro@defensoria.ba.def.br.

O processo simplificado terá uma prova de Redação dias 26/03, às 9h (matutino) e 14h (vespertino) na Defensoria Pública de Porto Seguro (Alameda das Jaqueiras, 03 - Centro).

E a terceira fase é uma entrevista dia 02/04, também na sede da Defensoria. O resultado será divulgado a partir de 11/04.


Foto: divulgação Defensoria Pública da Bahia

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Prefeitura prorroga prazo de pagamento do IPTU com desconto

Porto Seguro pode hospedar seleções na Copa do Mundo Feminina de Futebol

Governo Federal reduz a zero tarifa de importação para 11 alimentos

Cambuí renova patrocínio master para a Meia Maratona do Descobrimento

Licitação da Seinfra prevê novas obras no Aeroporto de Porto Seguro

Cambuí renova patrocínio master para a Meia Maratona do Descobrimento

 

O Cambuí renovou o patrocínio master para a Meia Maratona do Descobrimento 2025 pelo sexto ano consecutivo. A prova acontece dia 20/04 e integra o calendário de comemorações do nascimento do Brasil em Porto Seguro.

A rede de supermercados está lançando também o Desafio Vamos Correr, para estimular a preparação gradual para a Meia Maratona e a prática esportiva. Durante cinco sábados consecutivos anteriores à disputa, serão organizadas mini corridas na Orla Norte. Começando com 1 Km e chegando a 5 Km no último encontro.

Para Antônio Vidal, diretor da Vida Sport, organizadora da Meia Maratona, a continuidade do apoio do Cambuí "mostra que estamos no caminho certo”. Vidal agradece a “confiança da empresa no projeto e pelas ativações que foram incorporadas, promovendo bem-estar e qualidade de vida".

Entre essas ativações, estão a oferta de produtos saudáveis da sua Linha Prática, com opções naturais, integrais e orgânicas. E um sorteio exclusivo de inscrições gratuitas para a prova.

 

 

Fernando Firmino, diretor-proprietário do Cambuí Supermercados, destaca o papel do esporte como um agente transformador. "A prática de hábitos saudáveis tem um papel fundamental na formação de cidadãos mais saudáveis e motivados”.

“No Cambuí, entendemos que nosso apoio a eventos como a Meia Maratona do Descobrimento e iniciativas como o 'Vamos Correr' são investimentos no bem-estar da comunidade”, enfatiza.

Alice Mendes, diretora de marketing do Cambuí, reforça o compromisso da empresa com a saúde e qualidade de vida da comunidade. "O esporte é uma ferramenta poderosa para promover bem-estar, integração e qualidade de vida”.

 

Meia Maratona do Descobrimento

A Meia Maratona do Descobrimento está com inscrições abertas até 30/03 ou assim que as vagas esgotarem. A prova conta com chancela da Federação Baiana de Atletismo.

É aberta a atletas profissionais, amadores e apaixonados por corrida. Além dos 21 quilômetros da meia maratona, terá ainda distâncias de 10 km, 5 km e 3 km e uma provinha Kids.

A Meia Maratona do Descobrimento tem patrocínio do Cambuí Supermercados, Prefeitura Municipal de Porto Seguro e Faz Atleta SETRE\SUDESB. Apoio da Claro, Viação Águia Branca, Águas do Porto, Tia Sônia, Chocosul, Giovanna Congelados e Dibaêa.

São parceiros o Senac -BA, Horizonte Tendas, RDS Informática, N’life, Bahia Kombucha, Gráfica Collor, Arraial Quadri, TV Porto, Radio Porto Brasil Fm, TV Santa Cruz e Jornal do Sol.

E apoio institucional do 8° Batalhão de Polícia Militar, 6° Batalhão de Bombeiros Militar, Secretaria Municipal de Saúde, Portran, Guarda Civil Municipal e ABRACEO.


Com informações da Vida Sport - Fotos: Bruno Lopes

Siga o Jornal do Sol no Instagram


LEIA TAMBÉM:

Rugby de Porto Seguro estreia na Taça Atlântico Leste contra atuais campeões

Justiça Federal determina suspensão das atividades do parque aquático

Licitação da Seinfra prevê novas obras no Aeroporto de Porto Seguro

Polícia Civil recupera celulares e cartões furtados durante o Carnaporto

Raízes de Porto Seguro 2025 traz como tema Ancestralidade Africana

Prefeitura prorroga prazo de pagamento do IPTU com desconto

 

O prefeito de Porto Seguro, Jânio Natal (PL), assinou decreto prorrogando o prazo para o pagamento da cota única do IPTU com desconto de 20%. O Decreto 16.622/25 foi publicado no Diário Oficial do Município 14/03/25, páginas 146 a 149.

 

 

A medida vale para os imóveis que se encontram em situação de regularidade fiscal com a fazenda municipal e com cadastrado atualizado. O prazo foi prorrogado de 14/03 para 14/04/25.

A Taxa de Coleta, remoção e destinação de resíduos sólidos domiciliares (TRSD), mais conhecida como taxa do lixo, também teve o prazo de pagamento atualizada para 14/04. A taxa será lançada em nome do contribuinte isoladamente ou em conjunto com o Imposto sobre a Propriedade Territorial Urbana (IPTU).


Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Porto Seguro pode hospedar seleções na Copa do Mundo Feminina de Futebol

Governo Federal reduz a zero tarifa de importação para 11 alimentos

Cambuí renova patrocínio master para a Meia Maratona do Descobrimento

Licitação da Seinfra prevê novas obras no Aeroporto de Porto Seguro

Polícia Civil recupera celulares e cartões furtados durante o Carnaporto

Justiça Federal determina suspensão das atividades do parque aquático

 

A Justiça Federal de Eunápolis determinou a suspensão das atividades empresariais do Arraial d'Ajuda Eco Parque até que sejam cumpridas as obrigações de readequação ambiental estabelecidas em sentença anterior. A decisão foi proferida na tarde de segunda, 10/03.  

A ação civil pública, movida pelo Ministério Público Federal (MPF), visa a proteção de direitos difusos, especialmente relacionados ao meio ambiente e ao patrimônio público.

A sentença original condenou os réus Arraial d'Ajuda Eco Parque Ltda. e Cirne Empreendimentos e Participações Ltda. a recuar os muros de arrimo em 2 m, diminuir sua altura para 0,5 m e concluir rampas de acesso conforme exigências do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).  

Apesar de algumas medidas terem sido parcialmente cumpridas, como o depósito do valor referente à obrigação de pagar e a readequação do muro de arrimo, a ausência de um projeto paisagístico aprovado pelo IPHAN e a obstrução da passagem de pedestres pela praia durante a maré alta foram fatores determinantes para a decisão judicial.  

O juiz federal destacou a importância de equilibrar a atividade econômica com a preservação ambiental, questionando se o direito fundamental de acesso à praia pode ser suprimido pelo poder econômico.

A suspensão das atividades do parque terá início 30 dias após a intimação da decisão, e a Polícia Federal, o Município de Porto Seguro e a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA) serão responsáveis por garantir o cumprimento da ordem judicial.

Portanto, o parque continua funcionando conforme o calendário divulgado para março/25 pelo empreendimento. 

Além disso, foi determinada a transferência do depósito realizado pela Cirne Empreendimentos ao Fundo de Direitos Difusos, conforme estabelecido na sentença e requerido pelo MPF.  

De acordo com a Justiça Federal, "a decisão reforça a necessidade de cumprimento rigoroso das normas ambientais e a responsabilidade dos grandes empreendimentos em respeitar o meio ambiente e o patrimônio público".  

Processo nº 0000648-32.2007.4.01.3310

O Jornal do Sol está à disposição para ouvir os responsáveis pelo parque aquático.


Fonte e imagem: Justiça Federal de Eunápolis

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Licitação da Seinfra prevê novas obras no Aeroporto de Porto Seguro

Anac suspende operações aéreas da Voepass a partir de hoje, 11/03

Polícia Civil recupera celulares e cartões furtados durante o Carnaporto

Raízes de Porto Seguro 2025 traz como tema Ancestralidade Africana

Homem é preso após tentar golpe com cartão clonado em resort de Porto Seguro