PF prende dono de hotel de luxo em Trancoso por tráfico internacional

 

Uma operação da Polícia Federal prendeu em Trancoso, na manhã de quinta-feira, 31/10, um dono de hotel de alto padrão. Ele foi alvo de um mandado de prisão e outro de busca e apreensão, acusado de tráfico internacional de entorpecentes e lavagem de capitais.

O nome do investigado não foi revelado. De acordo com a PF, o acusado já foi preso em 2021, a bordo de um veleiro que levaria, aproximadamente, duas toneladas de cocaína para a Europa.

 

 

Ela era considerado foragido, com mandado de prisão em aberto. Devido ao descumprimento das medidas impostas quando estava em período de prisão domiciliar, a justiça expediu um novo mandado de prisão.

A PF identificou que, atualmente, o investigado é proprietário de um hotel de alto padrão em Trancoso. A PF acredita que todas as propriedades são frutos de dinheiro proveniente do crime de tráfico de entorpecentes.


Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal na Bahia - Foto: arquivo Polícia Federal

 

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Brasil Ride Bahia comemora 15 anos em 2025 e já tem inscrições abertas

Gustavo Xavier vence última etapa e conquista o vice na Brasil Ride 2024

Setur e Abih-BA celebram recordes de ocupação na rede hoteleira

Porto Seguro lidera número de voos extras da Azul na alta temporada

Confira a votação de todos os candidatos a vereador em Porto Seguro

Policiais Militares do 8° BPM participam de palestra sobre as eleições

 

Policiais Militares do 8° Batalhão se reuniram, na manhã de 24/09, para participar de uma palestra promovida pela Escola Judiciária Eleitoral da Bahia. O tema foi "O Direito Eleitoral e a Atuação da Polícia Militar nas Eleições 2024".

Através de vídeoconferência, Oficiais e Praças da Unidade assistiram à instrução realizada na capital do Estado, que contou com a presença do Coronel Paulo Coutinho, Comandante Geral da PMBA.

"Com a proximidade do pleito eleitoral, estamos fortalecendo o entendimento junto a nossa tropa acerca das condutas a serem adotadas na fiscalização e no combate aos crimes eleitorais. Orientações como as de hoje são sempre bem-vindas e ajudam a agregar conhecimento para o momento da ação", afirmou o Tenente Coronel PM Alexandre Costa, Comandante do 8° BPM.

 

Criminosos morrem em confronto

 

Policiais Militares do 8° Batalhão, da CIPT-ES e da CIPE-Mata Atlântica receberam a informação que membros de uma quadrilha se encontravam homiziados numa área de mata, próximos a uma localidade conhecida como Monte das Oliveiras.

No endereço indicado, os agentes da segurança pública iniciaram a manobra de aproximação, visando localizar e prender os suspeitos.

Num dado momento, um grupo com cerca de dez integrantes notou a chegada dos policiais e imediatamente passou a atirar contra os militares, que prontamente revidaram, dando início a um confronto.

Encerrados os disparos, após a fuga dos criminosos, as guarnições realizaram a varredura no perímetro, localizando três componentes da quadrilha alvejados. De imediato, foi prestado socorro aos perpetradores até uma unidade hospitalar, porém eles não sobreviveram aos ferimentos. O fato aconteceu no final da tarde de segunda-feira, 23/09.

Na diligência, foram apreendidos: uma pistola, calibre 9mm; uma submetralhadora, calibre 9mm; um revólver, calibre 38; 150 porções pequenas de maconha; seis porções médias de maconha; 51 porções pequenas de cocaína; 129 porções pequenas de crack; três aparelhos celulares; uma balaclava e um coldre.

Um dos criminosos mortos nesta ação estava presente num vídeo recente que veiculou nos últimos dias. Na mídia citada, ele aparecia circulando armado pelas ruas do bairro Paraguai.

 

Já durante a execução da "Operação Força Total", na quinta-feira, 26/09, Policiais Militares do 8° Batalhão patrulhavam as ruas do bairro Mercado do Povo, quando se depararam com cerca de seis homens saindo de dentro de uma viela.

Ao avistarem as guarnições PM, o grupo sacou armas de fogo e efetuou disparos contra os policiais. Houve o revide. Diante disto, os integrantes da quadrilha passaram a correr, em fuga.

Em acompanhamento aos suspeitos, os militares chegaram até uma área de vegetação, para onde os criminosos haviam se dirigido. Lá, um novo confronto ocorreu, desta vez, culminando com a lesão de um dos perpetradores. Os demais conseguiram evadir.

O resistente foi encaminhado para uma unidade médica, mas não sobreviveu ao ferimento. Na sua posse, foi apreendida uma pistola, calibre .40.

 

Apreensão de drogas

 

Na madrugada de sábado, 21/09, uma guarnição do 8° Batalhão efetuou a prisão de um homem, acusado pelo crime de tráfico de drogas, no bairro Frei Calixto (Baianão).

Durante a diligência, os policiais apreenderam na posse do suspeito: quatro porções grandes de maconha; 14 gramas de crack; 10 gramas de cocaína e duas balanças de precisão.

Todo o material foi apreendido e encaminhado para a Delegacia, juntamente com seu portador.

Em Santa Cruz Cabrália, durante patrulhamento ostensivo no bairro Campinho, Policiais Militares do 8° Batalhão avistaram três homens, aparentemente armados, em via pública. Um deles, carregava uma mochila às costas.

Ao notar a presença da guarnição PM, o trio passou a correr desabaladamente, abandonando a mochila e tomando destino ignorado.

Ao verificar o conteúdo descartado, foi verificado que continha objetos ilícitos, a saber: uma balança de precisão e 7 sete gramas de maconha.


Fonte e fotos: ASCOM/8° BPM

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Estado convoca mais 1.677 profissionais da Educação aprovados em concurso

Documentário retrata o drama social do suicídio entre policiais no Brasil

Polícia Civil deflagra operação contra crimes de violência a dignidade sexual

8º BPM reúne Comitê de Qualidade para avaliar resultados

Centro de reabilitação de tartarugas completa um ano de operação

8º BPM reúne Comitê de Qualidade para avaliar resultados

 

Dando seguimento ao cronograma mensal, integrantes do Comitê de Gestão da Qualidade do 8° Batalhão da Polícia Militar se reuniram na quinta-feira, 12/09, para tratar da avaliação e análise dos resultados obtidos no mês de agosto.

Na ocasião, foram tratadas as questões relacionadas aos ajustes nos protocolos administrativos, bem como transmitidas as novas recomendações e orientações acerca do aprimoramento nos procedimentos operacionais da Unidade.

"Sempre há espaço para melhorias, e estas reuniões buscam exatamente isto: preencher as margens de oportunidades para aperfeiçoar as nossas ações. Estamos sempre em busca de prestar um serviço de melhor qualidade para o cidadão", afirmou o Tenente Coronel PM Alexandre Costa, Comandante da Unidade.

 

Índices criminais em redução

Nos últimos dois meses, o 8° Batalhão apresentou um novo decréscimo no principal indicador da segurança pública: os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que são as ocorrências tipificadas como homicídio, latrocínio e lesão seguida de morte.

Em julho do ano passado, a Unidade registrou um total de 11 pessoas mortas, considerando os municípios de Porto Seguro (6), Santa Cruz Cabrália (3) e Belmonte (2). No mesmo período deste ano, houve uma redução de cerca de 18% no total de vítimas fatais, somando as ocorrências dos três municípios.

De modo semelhante, comparando os meses de agosto de 2023 e 2024, houve uma redução de 50% nos índices de CVLI em Porto Seguro e Cabrália. Ao todo, em toda extensão territorial sob responsabilidade da Unidade, quatro vidas foram preservadas, no comparativo com o mesmo período do ano anterior.

 

Dupla criminosa morre em confronto

 

Policiais Militares do 8° Batalhão se envolveram num confronto armado com integrantes de um grupo criminoso, numa área rural no distrito de Barrolândia, Belmonte.

Durante a diligência realizada dia 07/09, dois homens teriam sido alvejados, após atiraram contra os agentes da segurança pública. Apesar de socorridos imediatamente, ambos não resistiram aos ferimentos.

Na ocorrência, os policiais apreenderam uma pistola calibre 9 mm; um revólver calibre 38; 854 porções pequenas de cocaína; 454 porções pequenas de maconha e 122 porções médias de maconha. Todo o material apreendido foi encaminhado para adoção das medidas legais.

 

Prisão de integrantes de quadrilha

 

Policiais Militares do 8° Batalhão foram acionados, na noite de 05/09, por um popular que alegou ter sido vítima de um crime no distrito de Vera Cruz.

Segundo a vítima, cerca de cinco homens, dois deles numa motocicleta e os demais num veículo quatro portas, teriam tentado roubar o seu veículo. De posse das informações, a guarnição PM iniciou o patrulhamento no perímetro, visando localizar a quadrilha.

Num dado momento, os mantenedores da Lei avistaram um automóvel com as características indicadas e procedeu com a abordagem. No interior do veículo foram flagrados 43 porções pequenas de maconha, 26 porções pequenas de cocaína e 10 porções pequenas de crack.

Os dois ocupantes do carro foram presos e encaminhados para adoção das medidas legais.


Fonte e fotos: ASCOM/8° BPM

 

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

8° BPM apreende carregamento de drogas em Porto Seguro

Suspeitos de sequestro de paulistas em Eunápolis são alvos de operação da Polícia Civil

Polícia Civil prende um dos autores da morte de Vanessa Lemos Ribeiro

8º BPM promove Parada Geral

Polícia Civil prende oito investigados pela morte de líder indígena

Polícia Civil deflagra operação contra crimes de violência a dignidade sexual

 

Com o objetivo de reprimir e responsabilizar indivíduos suspeitos de praticar crimes contra a dignidade sexual, como estupro de vulnerável e outros delitos relacionados, a Polícia Civil de Eunápolis deu início à Operação Artemísia. O nome da operação é uma alusão à pintora barroca Artemísia Gentileschi, vítima de estupro que lutou por justiça.

Na primeira fase da operação, foram cumpridos mandados de prisão e de busca e apreensão nas cidades de Itamaraju, Porto Seguro e Eunápolis. Em Itamaraju, com o apoio da 8ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), por meio da Delegacia Territorial local, foi preso C. S. G. dos S., suspeito de cometer o crime de estupro de vulnerável contra A. L. M., criança de quatro anos de idade. Também foi preso o D. F. M. S., suspeito de cometer o crime de perseguição contra C. B. dos S. Além disso, foi realizada uma busca e apreensão em seu domicílio.

Os suspeitos fugiram de Eunápolis para Itamaraju ao tomarem conhecimento das investigações em andamento. No entanto, após minucioso aprofundamento das investigações, foram localizados e detidos.

A prisão preventiva foi representada pela Autoridade Policial devido à fuga dos acusados e às evidências de que buscavam se furtar à ação da Justiça. Essa medida visa assegurar a ordem pública e garantir a efetividade da aplicação da lei penal.

Já em Eunápolis, a Polícia Civil, com o apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), cumpriu um mandado de prisão contra um indivíduo suspeito de envolvimento em um estupro coletivo. A investigação apura um caso de estupro de vulnerável contra uma jovem que relatou ter sido vítima de abuso sexual após supostamente ter sido drogada em um estabelecimento comercial.

Com base em imagens do circuito interno de segurança do local e em técnicas de inteligência policial, foram identificados e qualificados três suspeitos e representou pela prisão preventiva dos mesmos. Após o deferimento judicial do mandado de prisão, a PRF localizou e prendeu um dos suspeitos.

As ações continuam em curso com o objetivo de capturar todos os suspeitos envolvidos nos crimes apurados no âmbito da Operação Artemísia, visando trazer mais tranquilidade às vítimas e encorajar outras a buscarem o apoio da polícia. Os três presos permanecem detidos na Delegacia de Eunápolis, à disposição da Justiça.


Fonte e foto: DT de Eunápolis

 

Drogas, armamento e munições

 

Equipes do DEIC, através da Delegacia Especializada de Proteção ao Turista (DELTUR) de Porto Seguro, juntamente com a Delegacia Territorial de Santa Cruz Cabrália/DEPIN, após diligencias e procedimentos investigativos, chegaram a uma possível localização de um suspeito envolvido em crime de homicídio.

Em face do exposto, foi realizada, dia 04/09, a entrada e busca em um imóvel onde foram encontrados: uma espingarda calibre 12 com numeração suprimida e oxidada, municiada com três cartuchos da mesma marca e mais dezenove cartuchos adicionais; uma balaclava preta; uma balança de precisão; uma gândola camuflada pertencente ao Exército; um aparelho celular; e dois tabletes de substância presumidamente entorpecente, com características de maconha prensada, pesando no total 810 gramas e acondicionados em plástico verde, localizados dentro de um refrigerador

O investigado foi detido em flagrante delito e será submetido à audiência de custódia.


Fonte e foto: DEIC

 

Policia Civil identifica autor de roubo a casa lotérica

A Polícia Civil, através da equipe da Delegacia de Repressão de Furtos e Roubos - DRFR/DEIC, do Departamento Especializado em Investigações Criminais de Eunápolis, identificou um dos autores envolvidos no roubo a uma casa lotérica no bairro Pequi.

O crime ocorreu em 20/08/24, por volta das 11 horas, e gerou grande repercussão devido à violência empregada pelos criminosos. A identificação do suspeito é resultado de intensas investigações realizadas pela equipe do DEIC/DRFR Eunápolis, que desde o ocorrido trabalha incessantemente para elucidar o crime.

Com base em provas robustas e depoimentos colhidos, a polícia conseguiu identificar um dos envolvidos no roubo. O nome do suspeito, por questões de sigilo investigativo, não será divulgado até a conclusão das diligências e a captura dos demais envolvidos.

As investigações continuam em andamento, e a polícia trabalha para localizar e prender todos os autores do crime.


Fonte e foto: DEIC

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

8º BPM reúne Comitê de Qualidade para avaliar resultados

Sindicados anunciam greve dos funcionários do HRDLEM. Sesab emite nota

8º BPM reúne Comitê de Qualidade para avaliar resultados

Suspeitos de sequestro de paulistas em Eunápolis são alvos de operação da Polícia Civil

Polícia Civil prende um dos autores da morte de Vanessa Lemos Ribeiro

MPBA denuncia nove pessoas em Porto Seguro no âmbito da “Operação Derrocada”

 

O Ministério Público do Estado da Bahia denunciou nove pessoas envolvidas em esquema de comercialização de licenças ambientais para empresários da região, com atuação na administração municipal de Porto Seguro.

A denúncia foi recebida dia 29/08, pela Justiça. Elas foram denunciadas por crimes como lavagem de dinheiro, corrupção ativa e passiva, por integrarem organização criminosa e por falsidade ideológica.

De acordo com as investigações do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco Sul), o grupo atuava há anos dentro da Prefeitura de Porto Seguro, com alguns de seus integrantes se valendo da função de servidor público para solicitar propina com o objetivo de facilitar as licenças ambientais de grandes empreendimentos imobiliários.

Conforme a denúncia, trata-se de uma organização criminosa formada por um núcleo público de servidores e outro núcleo privado.  Foram denunciados Igor Carvalho Nunes Oliveira e Marcio Gil de Andrade Nascimento, que fazem parte do núcleo de servidores públicos; e Marcelo Vaz Castelan, Alan Capichaba Cancela, Adson Alves de Souza, Thiago Biazatti, Breno de Jesus Amorim, Reginaldo Bonatto e Elias de Menezes Ferrette, que integram o núcleo  privado. De acordo com o MPBA, em fevereiro deste ano, o denunciado Igor Carvalho foi afastado do serviço público e desde então passou a atuar no núcleo privado, junto aos empresários.

O grupo atuava viabilizando a licença do “habite-se”, reduzindo taxas de impacto ambiental para porcentagens que normalmente não seriam praticadas, articulando a confecção de “estudos” para obtenção de licenças, recebimento de propinas para acelerar o processo de licenciamento e, ainda, realizando demandas que se tornassem necessárias para seus “clientes”, mediante pagamento de vantagens indevidas.

De acordo com o MPBA, os denunciados foram presos no dia 14/08, com a deflagração da “Operação Derrocada”, realizada pelo MP, por meio do Gaeco Sul, com apoio da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e Gaeco do Espírito Santo.

De acordo com o Gaeco, o grupo de servidores tem efetuado a lavagem dos valores pagos por meio da dissimulação e ocultação das quantias recebidas, trazendo prejuízo aos cofres públicos, na medida em que declaram valor menor quando da venda dos terrenos recebidos como pagamento das condutas ilícitas praticadas. Há ainda situações de extorsão e de pagamento de propinas por empresários para concessão das licenças ambientais.


Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Professores e estudantes participam de formação em Literatura Indígena

8° BPM apreende carregamento de drogas em Porto Seguro

Planta nativa da Mata Atlântica vira fonte de renda para agricultura familiar

Suspeitos de sequestro de paulistas em Eunápolis são alvos de operação da Polícia Civil

PF realiza operações contra fraudes na transferência de títulos de eleitor