Checagem da Agência Sebrae de Notícias (ASN) esclarece que não é verdadeira a informações que 13 profissões não fazem mais parte do cadastro de Microempreendedor individual (MEI) em 2025. A notícia falsa tem circulado em redes sociais e sites.
O Sebrae orienta os empreendedores para ficarem sempre atentos à veracidade das notícias divulgadas na internet. As atividades do MEI são definidas pela Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE) e não pelo INSS. O MEI pode ter uma atividade principal e até 15 atividades secundárias.
Ouvida pela ASN, a assessoria do INSS disse que as 13 profissões não foram excluídas, mas reclassificadas para outras. “Essa é uma ação periódica regida pela resolução federal CGSN 140/2018. Em caso de dúvidas, a orientação é acessar os sites oficiais do Governo ou entrar em contato com Central de Atendimento do Sebrae pelo 0800 570 0800”, informou o INSS.
Atualmente, existem cerca de 12 milhões de MEI ativos distribuídos em todo o país. Eles representam mais de 56% das empresas abertas no Brasil. No total, são mais de 400 atividades permitidas e que respondem pela movimentação de cerca de R$ 140 bilhões por ano.
De acordo com estudo produzido pelo Sebrae e pela Fundação Getulio Vargas (FGV), a formalização do empreendedor por conta própria por meio do MEI gera um ganho de renda até 25%.
Como MEI, a lei garante o acesso a diversos benefícios, como registro de Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ); possibilidade de emitir nota fiscal e fazer negócios com o poder público; ter acesso a produtos e serviços bancários; além de direitos previdenciários (auxílio-maternidade, auxílio-doença, auxílio reclusão e aposentadoria).
Fonte e ilustração: Agência Sebrae de Notícias
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Carnaval 2025: confira a programação em Porto Seguro
Carnaval de Porto Seguro celebra 40 anos da Axé Music
Salvador vive auge imobiliário e preços de imóveis continuam em alta
Quase R$ 1 milhão: prefeitura publica editais de apoio à cultura na cidade
Sudesb oferece aulas gratuitas de esportes de luta, Porto Seguro incluído