- Redação
- Saúde
- Acessos: 167
Bahia realiza primeiro seu transplante de ossos e cartilagem em hospital público
Um homem de 55 anos, de Itaberaba, foi o primeiro paciente a receber transplante de ossos e cartilagem em hospital público do Estado. Ele foi encaminhado ao Hospital Ortopédico da Bahia, na capital - via regulação do SUS, após sofrer um grave acidente de moto a caminho do trabalho.
O principal impacto foi no joelho, articulação reconstruída com o transplante. A cirurgia aconteceu na segunda, 14/07, e durou quase quatro horas. “Meu sonho é poder ter novamente os movimentos normais, voltar ao trabalho e cuidar da família”, afirmou, emocionado.
O procedimento é indicado para lesões articulares graves e consiste na substituição de cartilagem danificada por um enxerto de osso e cartilagem saudável, geralmente retirado de um doador, com dimensões compatíveis à área lesada. O tecido implantado foi enviado pelo Banco de Tecidos do Ministério da Saúde, no Rio de Janeiro.
Segundo o gerente médico do HOEB, Dr. Niklas Soderberg, o transplante osteocondral “marca um avanço importante no tratamento e reabilitação oferecidos pelo hospital. É uma técnica complexa e altamente eficaz para restaurar a estrutura e a função da articulação, proporcionando melhora significativa da mobilidade e da qualidade de vida do paciente”, afirmou.
Com pouco mais de um ano de funcionamento, o Hospital Ortopédico do Estado da Bahia já ultrapassou a marca de 150 mil consultas e 12 mil cirurgias, com média de 1.300 procedimentos por mês - cerca de 70% voltados a pacientes vítimas de acidentes de trânsito, principalmente com motocicletas.
De acordo com o gerente, “desde sua inauguração, em 2024, a unidade já conseguiu reduzir em até 85% o tempo de espera por procedimentos ortopédicos no Estado, por meio de mutirões e da implementação de práticas e processos que visam a eficiência operacional e, ao mesmo tempo, a oferta uma assistência permeada por qualidade e segurança”.
HOEB
O Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (HOEB) é unidade pública administrada pelo Einstein Hospital Israelita. Conta com 212 leitos e está equipada com tecnologia moderna para diagnóstico, tratamento e reabilitação de pacientes nas áreas de traumatologia, ortopedia e medicina esportiva
Além de 13 salas cirúrgicas, o hospital possui ressonância magnética, tomografia, ultrassom, raio-x e uma piscina aquecida para fisioterapia aquática.
Fundado em 1955, o Einstein é uma sociedade civil sem fins lucrativos dedicada à assistência à saúde, ensino, pesquisa e inovação e responsabilidade social, e trabalha para melhorar a equidade da saúde no país.
Com informações de Darana RP - Foto: divulgação
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Galeria Hugo França exibe “Ressonância”, individual do artista Florencio Yllana
Porto Seguro recebe 2ª edição do projeto Rota do Vinho
Porto Seguro participa de mais duas importantes feiras nacionais de turismo
Bahia recebe 100 mil visitantes estrangeiros no 1º semestre de 2025
Trevo dos Búfalos ganha medalha de ouro na ExpoQueijo Brasil 2025