Missão Porto Seguro: Prime Vídeo lança filme ambientado na cidade

 

Ambientado na terra mãe do Brasil, o filme Missão Porto Seguro foi lançado esse mês pela Amazon Prime Vídeo e já está disponível para os assinantes. A produção original tem direção de Cris D'Amato e grande elenco, protagonizado por Giovanna Lancellotti, Miguel Falabella, Marcelo Médici, Ademara e Babu Santana.

A comédia de ação exibe locações incríveis no Arraial d’Ajuda, Passarela e Eco Parque. Confira o trailer.

 

 

Conta a história de Denise (Giovanna Lancellotti), uma policial que se infiltra em uma viagem de formatura de estudantes do Ensino Médio para Porto Seguro. O objetivo é obter informações que a ajudem a desmantelar uma organização criminosa, mesmo contrariando seu pai, o delegado Genaro (Falabella).

 

 

Rodeada por um grupo de jovens pouco receptivos, Denise precisará se misturar. Para isso, tem a ajuda de Babi (Ademara), uma jovem espirituosa que nunca saiu da adolescência. Tudo isso envolto pelas belezas naturais de Porto Seguro e muito axé.

 

 

 

O elenco traz ainda Antonio Tabet, Sophia Valverde, Igor Jansen, Letícia Pedro, Raphael Vicente, Estevam Nabote, Mariana Xavier, Érico Brás e Diogo Almeida; além das participações especiais de Sheila Mello e Scheila Carvalho.

 

 

O roteiro é de Denis Nielsen, Cris Wersom, Vitor Brandt e Leandro Soares. A produção é uma parceria com a Glaz Entretenimento.


Imagens: divulgação e reprodução trailer

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Levando humor e empatia a hospitais, Rumo ao Riso chega à Terra Mater

Prefeito Jânio Natal nomeia novo secretário de Saúde de Porto Seguro

CIPPA flagra obra irregular em área de proteção ambiental no Mundaí

Carnaporto 2025 define grade de programação por dia. Confira

Festival Música em Trancoso 2025 confirma datas e programação

Instituto Ecoar programa calendário de matrículas para 2025

 

O Instituto Ecoar Bahia divulgou o calendário de matrículas e rematrículas para 2025. No dia 20/01, abrem as inscrições para a Orquestra Jovem Ecoar.

São 34 vagas a partir dos 9 anos, entre cordas e sopro, com processo seletivo. A oficina de música de orquestra inclui instrumentos como violino, viola, violoncelo, flauta transversal, clarinete, trompete, trombone e trompa.

 

 

E a partir de 27/01, para o ballet, com idade mínima de 7 anos; e Baby Class (4 a 6 anos). De acordo com a diretora Carla Nunes, com a ampliação do espaço da sede própria, as vagas para o ballet serão substancialmente aumentadas.

“Esse ano pretendemos aceitar todas a matrículas que recebermos, sem audição seletiva”. Com isso, enfatiza Carla, o instituto deve ultrapassar o atendimento a mais de duas centenas de pessoas, entre 7 e 25 anos.

As matrículas e rematrículas vão até 31/01 e devem ser feitas presencialmente no Instituto Ecoar, das 09h às 11h30 e das 14h às 17h. O endereço é av. dos Trabalhadores, entrada do Condomínio Gaudí. Mais informações pelo WhatsApp (73) 99969-2299.

 

Vagas para a Orquestra Jovem

09 a 14 anos - Vespertino

- Cordas: violinos (14); violas (4); violoncelos (4) e baixos (2)

- Sopro: flautas transversais (4); clarinetes (2); trompete (1); trompa (1) e trombones (2)

 

Ballet

- 7 a 12 anos - Matutino e vespertino

- Baby Class (4 a 6 anos) - Matutino

 

Jazz

- 10 a 12 anos - Matutino

- 10 a 15 anos - Vespertino

Acompanhe o Instituto Ecoar Bahia no Instagram


Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Tem que registrar: estreante Porto sai na liderança do Baianão 2025

Governo lança edital para apoiar Carnaval no interior da Bahia

Porto estreia no Baianão em casa com transmissão da TVE

Decreto reajusta tarifa do transporte público municipal em Porto Seguro

Coral Vivo divulga relatório de monitoramento com grave alerta para o país

Festival Música em Trancoso 2025 confirma datas e programação

 

O Festival Música em Trancoso 2025 já tem datas e programação divulgadas. A 11ª edição do Met acontece de 19 a 22/03, no teatro Teatro L’Occitane. Mas a abertura será no Quadrado, com um concerto gratuito.

A programação reúne o melhor do clássico e do popular, com espetáculos que vão fazer uma série de homenagens à música brasileira, ao som da Orquestra Sinfônica da Bahia.

 

 

Sob a regência do maestro Carlos Prazeres, a OSBA trará um repertório diverso, que abarca celebrações a Gregório de Matos, a Heitor Villa-Lobos e aos 40 anos da Axé Music.

Além da programação oficial, o Festival oferece master classes e oficinas. E antes da abertura oficial, de 13 a 16/03, o Circuito das Igrejas trará consertos gratuitos da Camerata Jovem Ecoar em distritos de Porto Seguro. Os horários das apresentações ainda serão confirmados.

Realizado pelo Instituto Terravista, “o festival integra culturas, gerações e estilos, unindo o popular ao erudito, e promovendo parcerias entre setores público e privado”, afirma Sérgio Mehlen, diretor artístico do Instituto Terravista.

“Com foco em educação e desenvolvimento pessoal, o festival utiliza as artes como ferramenta de inclusão social e construção de um futuro melhor”, completa.

Mehlen ressalta que, há uma década, o Met oferece “oportunidades únicas para comunidades locais e acesso a talentos musicais globais. Além disso, a cada edição, o evento visa alavancar a economia e o turismo da região em um período de baixa temporada”.

O Festival Música em Trancoso 2025 tem patrocínio do Santander e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia; apoio do Ministério da Cultura e está aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet.

Os ingressos podem ser adquiridos no site do Festival Música em Trancoso. Até 27/01 com pré-venda exclusiva para clientes Santander. E a partir de 28/01, para o público em geral.

 

Programação

- 19/03 (quarta-feira) - Quadrado (em frente à Igreja) - Gratuito

Orquestra Sinfônica da Bahia apresenta “Gregorianas - Uma homenagem a Gregório de Matos”

 

- 20/03 (quinta-feira) - Teatro L'Occitane

Orquestra Sinfônica da Bahia apresenta “OSBREGA - Concerto do Amor”

Composições clássicas e contemporâneas sobre as diversas facetas desse sentimento

 

- 21/03 (sexta-feira) - Teatro L'Occitane

Orquestra Sinfônica da Bahia apresenta “Concerto de Gaita com Orquestra - obras de Villa-Lobos

 

- 22/03 (sábado) - Teatro L'Occitane

Orquestra Sinfônica da Bahia apresenta “Baile Concerto - 40 Anos da Axé Music”. Participações especiais a confirmar

 

Circuito das Igrejas

Apresentações gratuitas da Camerata Jovem Ecoar. 11 alunos da Orquestra Jovem Ecoar formam a Camerata

- 13/03 (quinta-feira) - Caraíva

- 14/03 (sexta-feira) - Itaporanga

- 15/03 (sábado) - Vale Verde

- 16/03 (domingo) - Arraial d'Ajuda


Com informações de Mira Comunicação - Foto: divulgação MeT

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Ministério Público da União lança edital de concurso público. Veja cargos

Estado publica nova relação de educadores aprovados em concurso para nomeação

Instituto Ecoar programa calendário de matrículas para 2025

Após lançamento, curta “Vozes de Pindorama” já está disponível no YouTube

Rod Pereira assume presidência da Academia de Letras de Porto Seguro

Governo publica edital de seleção de artesãos baianos para festival nacional

 

O Governo do Estado publicou edital para seleção de artesãos interessados em participar do II Festival Nacional do Artesanato na Bahia (Fenaba). São 310 vagas distribuídas entre as 20 Rotas do Artesanato da Bahia. O II Fenaba acontece de 24 a 27/04/25, na Arena Fonte Nova.

Podem participar candidatos individuais maiores de 18 anos inscritos no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab) e com Carteira Nacional de Artesão válida. E também associações, cooperativas ou grupos de produção artesanal legalmente constituídas com cadastro ativo no Sicab.

As inscrições estão abertas até 31/01/25 e são online, através de formulário disponível no site da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). Confira o Edital de Chamamento Público nº 16/2024 completo, que segue as normas do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB).

De acordo com o edital, “caso haja disponibilidade orçamentária, a SETRE e/ou parceiros poderá assumir as despesas de passagens e hospedagem das(os) artesãs(ãos) selecionadas (os)”.

A expectativa é que o II Fenaba supere em 30% o número de artesãos participantes da primeira edição, em maio/24. De acordo com a Setre, 30 mil pessoas foram à Arena Fonte Nova, nos três dias de evento, movimentando cerca de R$ 2 milhões com a venda de mais de 20 mil peças de artesãos baianos e de outros nove estados.

 “O sucesso da primeira edição foi tamanho, que nessa segunda edição estamos preparando um espaço ainda maior, reunindo um maior número de mestres e mestras e com a participação de todos os estados do país”, disse Weslen Moreira, coordenador de Fomento ao Artesanato da Setre.

 

Distribuição das vagas

- 170 para artesãos de municípios que pertencem a uma das 20 rotas

- 50 para mestres e mestras

- 40 para artesãos de Salvador

- 20 para representantes dos povos originários do estado

- 20 para quilombolas

- 10 para artesãos de municípios não incluídos em nenhuma das rotas

 

I Festival Baiano de Artesanato Indígena

Além do II Fenaba, a Setre anunciou a realização do I Festival Baiano de Artesanato Indígena, entre 17 e 20/07/25, com a participação de representantes de 32 etnias de quatro macrorregiões do estado. O objetivo é promover a inclusão socioprodutiva e a geração de renda entre artesãos indígenas, contribuindo para a valorização da arte produzida pelos povos originários.

“Esse I Festival vai representar uma quebra de paradigma, trazendo a cultura riquíssima do nosso povo. As pessoas vão poder conhecer a diversidade do artesanato indígena, com peças tanto para decoração como utensílios”, comemorou Kâhu Pataxó, artesão e presidente da Federação Indígena das Nações Pataxó e Tupinambá do Extremo Sul da Bahia (Finpat).

A Bahia é o segundo estado do país em número de etnias indígenas. Para a cacica Renata Tupinambá, que também é artesão, o evento será um marco para os povos originários do estado. “O festival vai divulgar a arte indígena, desde as peças em madeira, do povo pataxó, às peças em barro do povo kiriri. Artesanato que tem majoriamente mulheres à frente”.

O II Fenaba e o I Festival Baiano de Artesanato Indígena são realizados pelo Governo da Bahia por meio da Coordenação de Fomento ao Artesanato (CFA) da Setre, em parceria com as Secretarias da Cultura, do Turismo, Sepromi, além da Federação das Associações de Artesanato do Estado da Bahia (Faaeb), do Sebrae, Sesc e da Fecomércio-BA.


Fonte e fotos: Ascom/Setre - Legenda: lançamento do II Fenaba na Casa Artesanato da Bahia, no Porto da Barra

Siga o Jornal do Sol no Instagram

 

LEIA TAMBÉM:

Após lançamento, curta “Vozes de Pindorama” já está disponível no YouTube

Porto Seguro também se destaca em ranking da Braztoa para a alta temporada

CDL divulga horário especial de funcionamento do comércio no fim de ano

15ª edição da Brasil Ride é lançada com selo comemorativo e novidades

Decolar divulga ranking dos destinos mais procurados para janeiro. Confira