- Redação
- Cultura
- Acessos: 149
Cinema itinerante movido a energia solar estaciona em Arraial e Trancoso
O furgão do primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil estaciona em Arraial d´Ajuda e Trancoso essa semana. Na telefona do cinema ao ar livre do CineSolar serão exibidos curtas-metragens de cunho sócio-ambientais e o longa “Perlimps”, de Alê Abreu, uma aventura em animação.
Os filmes têm recursos de acessibilidade (Libras, áudio-descrição, legenda descritiva) e censura livre. As sessões são gratuitas, incluindo a pipoca e visita ao furgão. Ao final, tem Roda de Conversa com Peter Kronstrøm, dinamarquês radicado no Brasil, fundador do Horizons Institute.
A partir das 19h. Na quarta-feira, 29/01, na praça Carlos Alberto Parracho (Arraial); e na sexta, 31/01, na praça da Independência (Trancoso).
”Apenas 9% das cidades brasileiras têm cinema. O CineSolar é uma alternativa de programação cultural gratuita e ao ar livre para todas as pessoas. O furgão é uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, responsável pela magia do projeto”, explica a idealizadora Cynthia Alario.
O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e transporta todo o cinema: as cadeiras, as banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, a tela e tudo que é necessário para as sessões.
“Suas luzes coloridas, a decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica”, conta Cynthia.
Números
Lançado há 11 anos, o CineSolar realizou cerca de 2.300 sessões, com exibição de 220 filmes, 690 oficinas para 341 mil pessoas de 700 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal.
O projeto percorreu com seus furgões Mahura e Tupã mais de 302 mil Km pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar.
A 8ª edição do CineSolar é realizada pela Brazucah Produções, Ministério da Cultura e Governo Federal; viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da Prefeitura de Porto Seguro. A curadoria dos curtas-metragens é do FicaEco (Festival Internacional de Cinema Agroecológico).
Saiba mais no Instagram do CineSolar
Programação
Arraial d´Ajuda - Quarta-feira, 29/01
19h - 1ª sessão: curtas-metragens ambientais do FicaEco
20h - 2ª sessão: “Perlimps”
Roda de conversa com o Peter Kronstrøm
Praça Carlos Alberto Parracho - Local em caso de chuva: Ginásio da Escola Municipal Paschoarelli
Trancoso/BA - Sexta-feira, 31/01
19h - 1ª sessão: curtas-metragens ambientais do FicaEco
20h - 2ª sessão: “Perlimps”
Roda de conversa com o Peter Kronstrøm
Praça da Independência - Local em caso de chuva: Escola Municipal Higina Cristo de Oliveira
Sinpses
“Perlimps”
- Direção: Alê Abreu - Aventura/Animação - Brasil/2023 - Duração: 1h20 - Livre
Perlimps é uma aventura mítica em uma floresta densa, habitada por criaturas mágicas que se unirão para combater o mal. Claé e Bruô são de reinos animais rivais, um do Sol e um da Lua.
Quando a floresta é ameaçada por máquinas mortíferas, os dois são enviados para achar os Perlimps, que podem ajudar a deter a força a destruição.
De reinos diferentes e personalidades muito opostas, Claé e Bruô terão que se entender para prosseguir em suas missões, descobrindo que não é apenas a floresta que os une.
Curtas
“Partir”
- Direção: Pâmela Peregrino - Brasil - Mudo - Duração: 2min22seg
Animação de pintura à óleo sobre vidro sobre a contemporânea e contínua expulsão do campo para a cidade.
“Maré Braba”
- Direção: Pâmela Peregrino - Brasil - Musical - Duração: 7min07seg
Ela, que conecta a todos pelas suas águas, observa e opera as mudanças decorrentes do aquecimento global. O povo à beira-mar é o primeiro a sentir suas agitações e mudanças de humor.
“Firmino Coió”
- Deivid Osborges e Jota Arantes - Brasil - Ficção - 2018 - Duração: 21min13 seg
Um buraco na botina de Firmino Coió é o motivo para o caipira sair de sua lida na roça e se envolver em situações inusitadas, que o deixam em maus lençóis com sua esposa, Ruzara.
“Procura-se”
- Direção: Iberê Carvalho - Brasil, 14min59seg - Ficção
A aventura de três crianças que rompem a fronteira social motivadas pelo sentimento sincero por um cachorrinho de estimação. Nossos heróis são: Camile, Didi e Gugu.
Foto: Danilo Ramos - CineSolar
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Em seu primeiro jogo na Fonte Nova, Porto é derrotado pelo Bahia
Missão Porto Seguro: Prime Vídeo lança filme ambientado na cidade
Levando humor e empatia a hospitais, Rumo ao Riso chega à Terra Mater
Carnaporto 2025 define grade de programação por dia. Confira
Coral Vivo divulga relatório de monitoramento com grave alerta para o país