TRE inicia convocação de mesários para as eleições

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) iniciou o chamamento dos mesários que atuarão nas Eleições 2022. A convocação será realizada via carta, e-mail ou WhatsApp pela Justiça Eleitoral, além da publicação de edital, e segue até o dia 3 de agosto. Ao todo, o Estado deve convocar 147.460 mesários.

Segundo a chefe da 14ª Zona Eleitoral (Salvador), Silvana Caldas, o chamamento por várias plataformas torna o processo mais dinâmico, mas é preciso estar atento. “É importante destacar que, quando a convocação é feita pelo WhatsApp ou e-mail, não são enviados links. Caso o eleitor tenha alguma dúvida, é indicado entrar em contato com o respectivo cartório”, explica.

No período de convocação é identificada a necessidade de substituições, o que pode ocorrer em razão de alguma situação que impossibilite a participação do eleitor convocado. Por esse motivo o TRE-BA salienta que continuam abertas as inscrições para o Programa Mesário Voluntário. “Para se inscrever basta entrar no site, canais do Núcleo de Atendimento Virtual ao Eleitor (NAVE), além de presencialmente, no cartório eleitoral do interessado. A depender do número de substituições necessárias, esse chamamento pode seguir até bem próximo da data do pleito”, conta Silvana.
Funções

A chefe da 14ª Zona Eleitoral também informa que o chamamento é para todos aqueles que irão atuar na seção, pois as funções de cada convocado, seja como presidente, secretário, primeiro ou segundo mesário estarão descritas na carta de convocação. “Na carta o eleitor poderá verificar outros detalhes, como local onde deve se apresentar e sobre o treinamento, que terão modelos especificados, podendo ser utilizando o aplicativo Mesário ou o site do TSE ou capacitação presencial”, revelou, ressaltando ainda que a carta atesta a convocação por parte da Justiça Eleitoral, e pode ser apresentada aos empregadores para requerer o benefício dos dias de folga, um direito garantido aos mesários, por exemplo.

Mais informações podem ser acessadas no site do TRE baiano.    


 Com informações do TRE-BA Foto: Reprodução

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Câmara aprova veto a dois projetos de Lei

Atletas de portossegurenses participam de seletiva do Pan Americano de Karatê

Com apoio de ACM Neto, Roberta Caires lança pré-candidatura

Fake news: é preciso atenção com informações falsas sobre pesquisas

TRE-BA publica série Cargos Eleitorais