Tambores do Olodum ecoam alto na Passarela e blocos arrastam os foliões

A Passarela transbordou de animação na segunda-feira de Carnaval em Porto Seguro. Começou com Tatau, puxando o Bloco Social. Depois passaram “Os Marinheiros” e “Adão e Eva” com seus Flinstones, arrastando os foliões. Então, no palco principal, a ministra da Cultura, Margareth Menezes, levantou a multidão cantando seus grandes sucessos. Por fim, os tambores do Oludum ecoaram alto com suas performances e sonoridade únicas.

No Baianão, a “Banda Zumbaia” com mini trio fez a festa dos moradores. Já no Arraial d´Ajuda foram quatro blocos. A “Nega Folia” ao som da Charanga Santa Rita; o “Bloco Geladeira”, embalado pela Charanga Bamups; o “Carna Porco” com o mini trio; e o “Oduduwa”, que se concentrou no Shopping d'Ajuda. Em Trancoso, a animação ficou por conta “Afrobras” e sua charanga, no Quadrado.

Vale lembrar que, há 30 anos, Margareth Menezes, após lançar seu icônico álbum “Luz Dourada”, se apresentou no Carnaval de Porto Seguro. Isso bem antes da Axé Music ganhar essa nomenclatura. Quem esteve também por aqui no Carnaval de 1993 foi Jimmy Cliff. Confira no Instagram do Jornal do Sol.

Shows mais cedo

Uma das grandes novidades do Carnaval desse ano em Porto Seguro foram os horários de apresentação das atrações na Passarela, com início mais cedo, a partir das 19h. Nada de shows começando na madrugada. A medida foi aprovada por comerciantes da Passarela, moradores e turistas ouvidos pelo Jornal do Sol. “Nunca se viu tanta família com seus filhos no Carnaval da Passarela”, disse o vice-prefeito e secretário de Turismo, Paulinho Toa Toa.

A estrutura montada na Passarela contou com câmeras de identificação facial interligadas com o sistema de segurança do Governo da Bahia e revista individual em todos os pontos de acesso ao circuito. “Após dois anos sem Carnaval, para nós é uma grande alegria a retomada dessa festa, que é uma das maiores manifestações culturais do povo brasileiro. E a gente ver a Passarela requalificada e com todo esse público, entendendo esse Carnaval que é voltado para a cultura baiana, é motivo de muita alegria”, comemorou Paulinho.

De acordo com o vice-prefeito, a ocupação da hotelaria foi de “mais de 90%, com aumento recorde do número de voos, carros e ônibus e mais de R$ 100 milhões injetados na economia”. Segundo ele, a intuito de fazer o Carnaval mais cedo na Passarela a princípio não foi bem recebida.

“Mas o prefeito Jânio Natal comprou a ideia. Nossa intenção é que os turistas aproveitem as praias durante o dia, vivenciem o potencial de cultura e história que nosso município oferece e, à noite, a Passarela também fique movimentada, para que as lojas, restaurantes e ambulantes, todos possam trabalhar e ganhar”.

 

 

 


Fotos: divulgação PMPS

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Filhos de Neturno arrastam 3 mil foliões pelas vielas de Caraíva

Timbaleiros e Manga Rosa botam pra tremer no Carnaval de Cabrália

Documentos perdidos no Carnaval podem ser retirados na Deltur de Porto Seguro

Domingo de Carnaval em Porto Seguro teve festa por toda a cidade

Ninguém segura essas babás no Carnaval de Porto Seguro