Novo aeroporto internacional tem consulta pública até 14/01

A construção do novo Aeroporto Internacional da Costa do Descobrimento deu mais um passo. Até, segunda, 14/01/22, as pessoas e as empresas interessadas na concessão e construção do equipamento podem participar da consulta pública e contribuir com a elaboração do edital de licitação.

As sugestões podem ser enviados para o e-mail aeroportocostadodescobrimento@infra.ba.gov.br ou presencialmente na sede da Secretaria de Infraestrutura, para o setor de Protocolos da Seinfra, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

O novo Aeroporto Internacional da Costa do Descobrimento vai ser construído pelo Governo da Bahia, através da Seinfra, para substituir o atual terminal de Porto Seguro, que tem uma movimentação média anual de 1,8 milhões de passageiros. O aeroporto ficou pequeno para a atual e futura demandas e não pode mais ser ampliado, devido à sua geografia e o crescimento da malha urbana no entorno.

A área proposta para a construção, de 250 hectares, fica em Vila Horádia, pertencente à Santa Cruz Cabrália, às margens da BR 367, do lado aposto ao distrito de Pindorama. O novo equipamento irá atender à aviação regular e geral e receberá aeronaves com capacidade para até 220 passageiros.

Números

Após o começo da operação, a estimativa é aumentar para 4,5 milhões de pessoas que embarcam e desembarcam pelo local até 2032. A pista de pouso e decolagem terá 2.400 m por 45 m podendo chegar a 3.000 m por 45 m. A área do terminal de passageiros será de 30 mil m² e pode ser ampliada para 40 mil m².

A próxima etapa do processo será a audiência pública, que ocorrerá na segunda quinzena janeiro/22. Após a audiência, o aviso de licitação sairá no Diário Oficial do Estado (DOE). A previsão de duração da obra é de cinco anos após o início da concessão e, durante o período, a empresa vencedora do edital será responsável pela gestão do atual aeroporto de Porto Seguro.

Além incrementar a aviação regional baiana e o turismo na Costa do Descobrimento, a expectativa é que o terminal abra também um novo leque econômico, com o transporte nacional e internacional de cargas para outras partes do mundo, incluindo frutos do mar para Ásia e América do Norte.


Com informações da Seinfra - Imagem: ilustração do projeto do novo Aeroporto Internacional da Costa do Descobrimento (Acquamarina)

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Carga e descarga em Porto Seguro tem horários definidos

Decreto reduz público para eventos e estádios na Bahia

Novo aeroporto: próximos passos são audiência pública e licitação

Novo aeroporto de Porto Seguro será construído em Pindorama

Autorizada a elaboração do projeto para o novo aeroporto de Porto Seguro