Vencedores do Enchefs Bahia representam estado em Prêmio Nacional

Na sexta-feira, dia 10 de junho, o Senac foi palco do Festival Enchefs, que consagrou 3 finalistas para concorrer ao Prêmio Nacional Dólmã, conhecido como o ‘Oscar da Gastronomia’, que acontece em agosto, no Macapá (AP). É a primeira vez que o prêmio é realizado fora da capital baiana em 12 edições.

Dos quatro finalistas, que passaram por provas práticas no período da manhã, três foram aprovados pelos jurados e premiados na cerimônia de encerramento realizada à noite, que contou com a apresentação da banda Jazz Descobrir, seguida pelo Painel de discussão ‘A Importância do Turismo Gastronômico’, apresentação (em fotos) dos pratos concorrentes e feitos durante a prova prática, e a premiação dos chefs finalistas. A noite ainda contou com um coquetel de confraternização para convidados e show de Lennon Bahia.

Na ocasião estiveram presentes a anfitriã do Festival, a chef Iza Souza e os representantes das instituições apoiadoras: Nanci Costa, do SENAC; Alex de Pasquale, da Abrasel; Aline Rodrigues, superintendente de produtos turísticos da Secretaria  Municipal de Turismo; superintendente de Cultura, Herculano Assis; Flávia Goroni, do Sebrae; e o prefeito Luizinho, de Itagimirim (BA).

Pratos

Edivalda Alves, de Trancoso/Porto Seguro, com o prato ‘Peixe Akim’; Clauderson Jesus, de Itabela, com  o ‘Vodum de Xangô; e Victor Pessoa, de Nova Viçosa, com o prato ‘Riqueza Pataxó’.

A Chef e Embaixadora da Gastronomia Baiana Iza Souza, revelou que o evento foi um sucesso. “Os chefs cumpriram o enunciado do Festival que tinha como tema ‘Saberes e Sabores da Cozinha Afroindígena’ e trouxeram pratos de suas raízes Ancestrais. Clauderson que é de Itabela apresentou o prato Vodum de Xangô. Ele é um cozinheiro com suas raízes na cozinha de Santo”, explicou.

Iza comentou que Vitor Pessoa, de Nova Viçosa, fez o prato Riqueza Pataxó em reverência a cultura alimentar indígena da Aldeia de Barra Velha, onde frequentava quando criança pois seu avô era um indígena Pataxó.

“Já trancosoense Edivalda preparou o Peixe Akim, uma guaiuba grelhada em crosta de caranguejo e servido com pirão de caranguejo. Esse prato era servido por seus avós ao Hippies que chegavam em Trancoso pela praia, no Rio da Barra”, finalizou.


 Com informações da Ascom Porto Seguro e entrevista com Iza Souza Foto: Divulgação

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

IFBA abre licitação para Cantina do Campus Porto Seguro

Oportunidade: SineBahia divulga vagas de emprego

Saiba tudo o que vai acontecer no São João de Porto Seguro

Cantora de Porto Seguro é selecionada para reality da Band

IBGE realiza Processo Seletivo Complementar para recenseadores