Costa do Descobrimento saúda Yemanjá com honras à Rainha do Mar

Todos os anos, o litoral da Costa do Descobrimento se prepara para a Festa de Yemanjá. A orixá considerada a Rainha do Mar é celebrada no dia 2 de fevereiro e tem diversos eventos em sua homenagem.

Em Porto Seguro, especialmente no distrito de Arraial d’Ajuda, a festa em sua homenagem dura o dia todo. Trancoso também tem homenagens à Orixá. Em Caraíva, as oferendas para Iemanjá são feitas à noite, com pouca participação popular.

Arraial

No Arraial d’Ajuda, a concentração de fiéis é praça São Brás, a partir das 14h, com babalorixás e ialalorixás da região, iniciando as homenagens que culminam com a benção na igreja de Nossa Senhora d'Ajuda, e procissão com cânticos a Iemanjá e aos Orixás com toques de atabaques e caminhada até a Praia dos Pescadores. Banho de água de cheiro e de pipoca, não podem faltar na chegada à praia para a entrega das oferendas, outro ponto alto do dia e um dos mais emocionantes.

O coordenador do evento, José Luís da Candeias, Babalorixá do Ilê Axé de Xapanã (Trancoso/Sapirara) e representante da Associação Religiosa, Cultural, de Matrizes Africanas do Ilé Axé de Xapanã (ARCMAIAX), destaca que ao longo dos anos, a celebração em Arraial d’Ajuda tem atraído crescente participação. "Durante o trajeto até a praia, os participantes renovam pedidos de paz, amor e proteção. As oferendas para Iemanjá, colocadas em balaios confeccionados pelos 'filhos de santos', expressam gratidão e consistem em rosas brancas com alfazemas borrifadas e enfeites biodegradáveis. Essas oferendas, com a intenção de paz, são lançadas em barcos ao alto mar", explicou.

O evento ainda contará com a continuidade dos festejos, com apresentações musicais na praça dos Hippies e o show de Olodum, na Praça São Brás, às 21h. No vilarejo, alguns locais também realizam festejos, como é o caso do Corujão e Ybirá-Odô.

Em Trancoso, a Festa de Yemanjá acontece na parte da manhã, já que os festejos do padroeiro São Brás também iniciam na noite do dia 02 e se estendem até a tarde do dia 3.

Em Porto Seguro, as homenagens à Orixá serão realizados no dia 3, com o Cortejo de Iemanjá, que tem início às 16h, na Praça das Pitangueiras; às 16h30, Apresentaçãodos Povos do Terreiro e Banda Africanidade; e às 18h, saída do minitrio, com o cantor Paulinho Alcântara.

Santo André

Em Santo André, distrito de Santa Cruz Cabrália, a programação acontece no dia 3 de fevereiro, sábado e também contará com cerimônias religiosas e apresentações de cultura afro-brasileira. Naquela localidade, as manifestações de fé à Orixá têm início às 14h, com ritual umbandista do Terreiro Casa Pai Oxalá - aberto ao público -, na Aldeia Tangerina. Às 17h, os fiéis saem do espaço seguindo até o Píer João de Tiba, onde barcos e escunas seguem em cortejo marítimo, levando as oferendas à Rainha do Mar, na volta, os festejos continuam na Aldeia Tangerina, com apresentações culturais.  


Foto: Débora do Carmo

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Trancoso festeja seu padroeiro neste sábado, dia 3 de fevereiro

8° BPM apreende drogas na Praça do Skate, em Porto Seguro

Novo salário mínimo começa a ser pago esta semana

Inscrições do Prouni seguem até quinta-feira, 01/02

Arraial d’Ajuda recebe Projeto Verão Costa a Costa