Governador faz balanço positivo de visitas internacionais

Alemanha, Cazaquistão, República Tcheca e Dubai. Estes foram os destinos do governador Rui Costa, que encerrou sua missão internacional na quinta-feira, dia 28 de outubro, em uma reunião com a empresa chinesa líder mundial nos segmentos de material de construção e vidros e uma das maiores fabricantes de equipamentos para produção de energia eólica do mundo, a Sinoma.

Na ocasião o governador participou de uma videoconferência com executivos da empresa na sede chinesa e no escritório do Brasil, em São Paulo, onde discutiram detalhes para a implantação na Bahia de uma fábrica de pás para turbinas eólicas.
"Temos todo o interesse em ter essa fábrica na Bahia, faltam alguns detalhes para que se concretize e o Estado dará todo o apoio para que aconteça o mais rápido possível. Se tudo der certo, acreditamos que em 2022 eles comecem a implantação", afirmou Rui Costa.

Implantação

A proposta é que seja implantada uma unidade com 35 mil metros quadrados e quatro linhas de produção de pás, em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, para atender à demanda nacional e internacional, com previsão inicial de 500 novos empregos, número que aumentar para 1.200 com a ampliação que será realizada três anos após o início do funcionamento.

A Sinoma em Camaçari será a primeira unidade da empresa fora da China, que está de olho no grande número de parques eólicos em implantação, e em todas as condições para a instalação da unidade, como terreno e estrutura logística de estradas e porto.

Novos Investimentos

Além da chinesa Sinoma, foram iniciadas parcerias com vistas a implantação de unidades na Bahia de uma fábrica de camas hospitalares, a Linet; uma fábrica de vacinas veterinárias, a Bioveta; e uma fábrica de chassis de caminhões, a Tatra Trucks - todas da República Tcheca; ainda há negociações com a alemã Siemens, que fabrica geradores eólicos e a ERG, do Cazaquistão, que está construindo o Porto Sul e a Fiol.

O governador também firmou parcerias científicas com um instituto de tratamento de Câncer e a Universidade Técnica da Tchéquia, para troca de experiências e formação de profissionais de saúde.


Com informações da Secretaria de Comunicação Social – Secom Gov/BA

 Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Qual será o futuro político de Raissa Soares?

Prefeitura realiza Corujão da Saúde

Trânsito no Centro é modificado

Decreto amplia para 50% a capacidade de público em estádios na Bahia

Pacientes reivindicam tratamento contra câncer na região