Novo presidente do TCE/BA é empossado

Na quarta-feira, 05/01/22, o conselheiro Marcus Presídio tomou posse na Presidência do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, em sessão solene que contou com a presença das principais autoridades públicas do Estado, entre as quais o vice-governador João Leão, o prefeito de Salvador, Bruno Reis, o presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), deputado Adolfo Menezes, além do ministro da Cidadania, João Roma. Na mesma sessão foram empossados, compondo assim a Mesa Diretora para o biênio 2022/2023, o vice-presidente, conselheiro Antonio Honorato, e o corregedor, conselheiro Gildásio Penedo Filho, que participou do ato virtualmente, por conta de ter tido resultado positivo para Covid-19.

Em sua fala de abertura da sessão, Gildásio  lembrou que, apesar das dificuldades, o TCE/BA não ficou inerte, tendo sido a primeira Corte de Contas do País a realizar sessões de modo virtual, para não paralisar suas atividades, e desejou sucesso ao conselheiro Marcus Presídio na presidência do Tribunal.

O novo presidente fez um relato de sua trajetória na vida pública, desde que ingressou na Assembleia Legislativa da Bahia, aos 15 anos de idade, até ser nomeado conselheiro do TCE/BA. Lembrou do seu pai, o jornalista Fernando Presídio, de sua mãe, Suzana, ambos já falecidos, e homenageou figuras que classificou com muito importantes para seu crescimento profissional, entre as quais o deputado Luís Eduardo Magalhães (também já falecido) e o conselheiro Antonio Honorato (que foi deputado e presidente da ALBA).

Diálogo

Marcus anunciou que, à frente do TCE/BA, pretende estimular o diálogo com a sociedade, aprimorar os trabalhos de fiscalização e investir na tecnologia, passos que qualificou como essenciais para que a Corte de Contas continue evoluindo. E chamou a atenção para o fato de que evoluir no controle externo não significa outra coisa “senão influir para o aprimoramento da administração pública e dos serviços oferecidos, visando a proporcionar uma melhor qualidade de vida à população, assegurando o melhor uso dos recursos públicos”.

“Vamos envidar esforços para sermos mais eficientes, produtivos e servirmos de exemplo para os gestores e servidores do Estado da Bahia. Iremos estimular o exercício do controle social pela população, buscando, principalmente, uma maior aproximação com o cidadão, destinatário maior do nosso trabalho. Apoiaremos os gestores para que estejam aptos a evitar as falhas, já que prevenir é sempre melhor do que corrigir”, finalizou.


Com Informações de TCE/BA (Foto: Divulgação)

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Rui Costa anuncia obras de infraestrutura em Belmonte

Sine promove emissão de RG e inscrição em cursos em Cabrália

Caranguejo-uçá entra em período de defeso

Carnaporto Axé Moi 2022: Ivete Sangalo confirma presença

Prefeitura anuncia pacote de obras com ponte para o litoral Sul e bondinho

 

© 2022 Jornal do Sol - Informação com Credibilidade