Mais de 12 mil pessoas na Bahia participam do treinamento do IBGE para Censo 2022

Dia 1º de agosto, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) inicia o Censo 2022. Ao todo cerca de 183 mil recenseadores farão a coleta de dados. Na Bahia, mais de 12 mil, realizarão o trabalho que terá treinamento, desta segunda-feira, dia 18 até 22 de julho, das 8h às 17h.

A instituição informa que esta é uma etapa importante de preparação para a pesquisa estatística no País e o treinamento  - presencial e online - acontece em diversas cidades e regiões de todo o Brasil, com cerca de  5 mil locais e 10 mil salas de aula. Os profissionais que coletarão dados dos povos e comunidades tradicionais, como indígenas e quilombolas, terão um dia a mais de capacitação, na segunda-feira (25).

ACT

Também tem início esta semana, o treinamento dos agentes censitários de pesquisa por telefone (ACT), com aulas de terça-feira (19) até o dia 27. Estes profissionais são responsáveis por atuar no Centro de Apoio ao Censo (CAC), os agentes serão divididos em turmas e poderão escolher o turno de acordo com a sua disponibilidade de horário. Os ACTs atuarão no Censo ajudando a esclarecer dúvidas de quem optar por preencher o questionário pela internet ou por telefone, conforme destaca a gerente de Treinamentos de Censos, Cynthia Damasceno.  

“Começaremos a etapa presencial do treinamento dos recenseadores, mas eles já estão sendo treinados há tempos. Preparamos um curso em EAD (Ensino a Distância) com conceitos fundamentais do Censo e esse conteúdo caiu na prova do processo seletivo simplificado. Os recenseadores passaram também por uma etapa autoinstrucional com a leitura prévia do Manual do Recenseador e do Manual de Entrevista, disponíveis no site do Censo 2022. Eles já iniciaram o treinamento bem antes de estarem em sala de aula”, explica.

Aprendizado

Para melhor aprendizado, os recenseadores contarão com uma variedade de materiais elaborados pela Coordenação Operacional de Censos (COC). Além dos manuais e mapas impressos, também há produtos nos formatos digitais: manuais, slides, protocolos, dentre outros recursos instrucionais. Contarão ainda com aplicativos diversos, como o aplicativo de treinamento no qual realizam atividades práticas no DMC e a avaliação de aprendizagem e de reação ao final do treinamento. Há também o próprio aplicativo de coleta (com insumos de treinamento), que simula exatamente como é o trabalho do recenseador em campo, e o aplicativo de aulas, utilizado pelos instrutores para passar os conteúdos, contendo todos os slides e vídeos do treinamento que são repassados de forma padronizada em todas as salas de aula.

O recenseador tem como principal função entrevistar os moradores durante a coleta. Sua jornada de trabalho mínima deve ser de 25 horas semanais. Como a remuneração é por produção, ela pode variar de acordo com o tempo dedicado ao serviço e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios. É possível calcular uma estimativa neste simulador.


 Com informações e foto: Ascom IBGE 

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Convenções partidárias tem início nesta quarta-feira dia 20

Ambient See realiza encontro para discutir soluções para Orla Norte de Porto Seguro

Plano Safra amplia crédito para energia solar a produtores rurais

Por que tantas igrejas?

Quer vender mais? Então, salve a data do Circuito Empresarial