Bailarina de Porto Seguro é escolhida para Escola de Dança de São Paulo

Maitê Silva Souza, uma bela e talentosa menina de apenas sete anos de idade, é uma das bailarinas selecionadas entre 80 crianças de diversas partes do Brasil para ser aluna da Escola de Dança de São Paulo, que integra a Fundação Theatro Municipal de São Paulo. A audição, realizada de 15 a 29 de janeiro, de forma virtual, comemorou 80 anos de existência do teatro, que, mesmo em meio à pandemia, realizou mais uma de suas criteriosas seleções anuais, para preenchimento de 30 vagas de novos alunos.

De acordo com o pai, o fotógrafo Uildnei Souza Oliveira, a audição não pôde ser filmada nem fotografada. O pai coruja diz que a filha, que é treinada pela mãe, a bailarina Queciane Silva Souza é pequena em idade, mas já está muito bem direcionada no que deseja seguir e “ela se prepara para encarar mais uma fase de sua carreira brilhante da dança”. Em Porto Seguro, eles têm uma escola de dança para pessoas de várias idades, dos quatro aos 40 anos. Enquanto se preparam para a viagem, organizam as aulas virtuais na Terra Mater, com ballet, jazz e dança contemporânea. Eles continuam mesmo que de forma interina, dando assistência com mentoria à distância, segundo Uildnei.

Trajetória de sucesso

Nessa escola, a estrelinha, que assina artisticamente como Maitê Baldoíno, treina desde os dois aninhos, e aos quatro começou a competir em categorias baby. A mãe, sua professora, tem levado outras meninas a despontar como bailarinas de destaque, inclusive em audições em Salvador.

Em São Paulo, o curso da pequena consiste em várias etapas, por isso é preciso que a família se mude permanentemente para lá, tornando mais possível e viável sua trajetória. “Já estamos nos mobilizando, e aos amigos para custearmos a viagem, criando campanhas virtuais pelo Instagram @maitebaldoino”, diz Uildnei. O apoio também pode ser dado por meio da vaquinha online. Na Escola de Dança de São Paulo, uma das mais renomadas instituições de formação de bailarinos, as aulas são gratuitas.

Dentre os critérios de avaliação, estão habilidades físicas para prática de dança, capacidade articular, flexibilidade e alinhamento postural, coordenação motora, atenção, memorização, capacidade criativa, sensibilidade musical e motivação e prontidão aparentes para a dança. Durante o curso, os alunos desenvolvem sua vocação artística e técnica, e têm contato com disciplinas como Música e Canto aplicados à Dança, Teatro, Técnica de Balé Clássico, Composição, História da Dança, Repertório, Técnica de Dança Moderna/Contemporânea, Danças Populares.

Certamente os desafios para Maitê Baldoíno continuam crescendo com ela. Mas para uma estrelinha tão dedicada e determinada a brilhar, o céu, infinito, é o limite.