Inseminação de alta genética gratuita chega aos rebanhos de Porto Seguro

Criadores de bovinos e bubalinos (búfalos) de Porto Seguro já podem utilizar, gratuitamente, da inseminação de alta genética para melhorar a qualidade da produção de seus rebanhos leiteiros e de corte. O programa “+Pecuária Brasil” está disponível no município graças à parceria entre a prefeitura, por meio da Sepap (Secretaria de Pecuária, Agricultura, Desenvolvimento e Pesca) e a Conafer (Confederação Nacional de Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais), idealizadora do projeto

De acordo com o veterinário da secretaria de Agricultura, Junior Fortunato, para ter acesso ao programa, sem qualquer custo, basta que os interessados procurem a secretaria. Segundo ele, a partir de um cronograma, é agendada a visita da veterinária responsável pela inseminação de sêmen de alta qualidade nos animais. O processo inclui ainda a colocação de implante, ultrassom e aplicação de hormônios.

Entre os produtores que estão aproveitando essa oportunidade, está o empresário Roberto Cangussu. Direto do empreendimento Trevos dos Búfalos, ele trabalha com a criação de bubalinos e a fabricação de queijos e outros produtos.  “Para aprimorar a qualidade dos nossos produtos, hoje podemos contar com esse programa de aprimoramento genético. Muita gente desconhece esse trabalho da secretaria de Agricultura, mas na próxima semana nascem nossos primeiros filhotes, oriundos de sêmens importados da Itália”, comemora.

Segundo ele, o secretário Eriosvaldo Renovato “conhece bem as necessidades dos produtores, tem a sensibilidade e corre atrás para ajudar a alavancar os negócios através desse importante passo inicial”. De acordo com o secretário, “o programa +Pecuária Brasil é uma das maiores conquistas dos pequenos produtores, que ganham uma excelente oportunidade de melhorar a produção do gado de corte e de leite, e principalmente, garante uma renda maior para toda a família, sem qualquer custo para os produtores”.

+Pecuária Brasil

Conforme documento no site da Conafer, o “grande diferencial do +Pecuária Brasil é a entrega da prenhez do animal. Por isso, o programa não termina na distribuição dos sêmens e insumos. Existe uma sequência de ações fundamentais para o sucesso do programa. Desde a preparação nutritiva, o manejo do rebanho, os protocolos hormonais, a fase de inseminação e a gestação do animal até o nascimento dos bezerros”.

Para a Confederação, o programa é uma revolução genética completa que já está presente em mais de três mil cidades brasileiras, multiplicando a produção e melhorando as condições socioeconômicas de milhares de pecuaristas familiares. “Desde que a CONAFER e a Alta Genetics, líder mundial em tecnologia de inseminação artificial, criaram o +Pecuária Brasil, os acordos de cooperação técnica com secretarias de estados e municípios se multiplicaram rapidamente”, afirma.


Com informações da Ascom PMPS e Conafer - Foto: Ascom PMPS

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Bahia e Governo Federal lançam ações em defesa dos direitos das mulheres

Em agosto, ‘Pai Não Paga’ no Porto Seguro Praia Resort

Policiais Militares concluem curso de Atendimento Pré-Hospitalar

Polícia Civil prende suspeito de matar jovem desaparecida em Trancoso

Porto Seguro aparece entre as dez cidades mais populosas da Bahia