Cavalos abandonados e debilitados são resgatados perto da BA-987

Uma denúncia levou fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente até a BA-987, onde constataram a presença de animais soltos próximos ao local. Segundo a secretaria, denúncia foi feita pelo vereador Reinado Farofa, e diz respeito à demanda das comunidades dos distritos de Trancoso, Vale Verde e povoados do entorno. São comuns as ocorrências de cavalos soltos nas vias, o que causa preocupação com o risco de acidentes de trânsito e com a situação de abandono dos animais. 

Foram encontrados três cavalos em situação de abandono e debilitados, com várias feridas, e oferecendo riscos a vida de motoristas e motociclistas que trafegam por essas estradas, principalmente, no período da noite.

Os animais foram encaminhados à Unidade de Vigilância e Zoonozes (UVZ), onde já estão recebendo tratamentos veterinários. Trata-se de caso caracterizado como maus tratos, portanto, os animais não serão devolvidos ao dono.

Algumas ações de fiscalização ambiental têm sido desenvolvidas com a ajuda de denúncias da comunidade e em parceria com a CIPPA. Após as fiscalizações e autuações por parte das equipes ambientais, é dado seguimento a todas denúncias por partes das equipes da SEMMA e da CIPPA, segundo informado pelo secretário Jânio Natal Júnior.


Fonte: Secom PMPS