Arraial d’Ajuda recebe 1º EcoBA

 

Desde o domingo, dia 26 de junho, se estendendo até esta quarta-feira, dia 29 , é realizado o 1º Encontro dos Comitês de Bacias Hidrográficas da Bahia (Ecoba). O evento que acontece no Arraial D'Ajuda Eco Resort, tem patrocínio da Embasa e da Bamin e possui cinco objetivos: apresentar o sistema de gestão; avaliação e prevenção das cheias; trabalhar a educação ambiental; ampliar a representatividade da sociedade civil; e elaborar a Carta de Porto Seguro - documento que servirá como embasamento para as políticas públicas de gestão do sistema de recursos hídricos no Estado da Bahia nos próximos anos.

Na apresentação do sistema de gestão, o I Ecoba traz a história, estrutura, articulação, abrangência e outros componentes do modelo de gestão, que se apoia nas ações do Fórum Baiano dos Comitês de Bacias Hidrográficas (FBCBH) - a instância colegiada formada pelos 14 Comitês de Bacias legalmente instituídos, no âmbito do Sistema Estadual de Recursos Hídricos existentes no território do Estado da Bahia e Interestadual.

O projeto ainda discute ações para prevenção de cheias na Bahia, pensando tecnologias de monitoramento para enchentes como as que atingiram o sul do estado no fim do ano passado. De acordo com a Associação de Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc), 34 municípios foram atingidos pelos temporais no final de 2021, sendo os mais prejudicados Dário Meira, Itajuípe, Itapé, Itabuna e Itapitanga. Ao todo, 14.230 pessoas ficaram desabrigadas na época.

Reflexão

Para dar suporte à elaboração e o desenvolvimento de programas e campanhas de educação ambiental, o encontro propõe a reflexão sobre ações, projetos e pesquisas da área, envolvendo nesse eixo a Universidade Federal do Sul da Bahia, as escolas dos municípios da Costa do Descobrimento e a população da região.

A Sociedade Civil também poderá dar sua contribuição pelo chat, além de acompanhar o processo online. Segundo o coordenador-geral do projeto, Anselmo Barbosa Caires, o 1º  Ecoba se dará em um momento ímpar pela retomada dos eventos presenciais no pós-pandemia.

“Trata-se de uma oportunidade única para o restabelecimento das relações interpessoais que estão na gênese dos Comitês de Bacia Hidrográfica e que são a base para interlocução, o debate e a troca de experiências, tão fundamentais para o processo de aprimoramento das políticas públicas”, afirma. A programação completa está disponível no site. 


 

Com informações da EcoBA Foto: Divulgação 

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Recife Digital é a nova proposta do Coral Vivo para conhecer o fundo do mar

Construção da BA-658 tem orientações ambientais e apoio à comunidade

Veracel e parceiros promovem Dia de Campo na Fazenda Bom Sossego

Celeiro Orgânico participa de maior feira da América Latina

Projeto Amigos da Fauna da Veracel completa um ano