Manchas de óleo reaparecem em praias do Arraial d’Ajuda

Pequenas manchas de óleo voltaram a aparecer em praias do Arraial d´Ajuda. Populares encontraram os vestígios na areia na manhã de quinta-feira, 25/08. Um morador registrou as manchas no Araçaípe. Já na Pitinga, um turista relatou ter pisado em uma espécie de piche, enquanto caminhava até o rio da Pitinga.

A prefeitura de Porto Seguro foi notificada através da Secretaria de Meio Ambiente. Outros órgãos de fiscalização ambiental também estão cientes do ocorrido. Ainda não se sabe a procedência do material.

2019

Não é a primeira vez que as praias de Porto Seguro são invadidas por óleo. Em 2019, um dos maiores desastres ambientais do litoral do Brasil aconteceu no Nordeste. Um levantamento produzido por peritos da Polícia Federal estima em R$ 525,3 milhões, os danos causados pelo vazamento de óleo. Ao todo, foram mais de mil localidades atingidas nos nove estados do Nordeste - Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe – e também no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, além de 3 mil km de praias e cerca de 55 Áreas de Proteção Marinhas.

Os prejuízos ainda somam efeitos negativos para os organismos e ecossistemas costeiros, além de cerca de 870 mil trabalhadores na pesca artesanal e no turismo local, afetados pelo derramamento de óleo.

A conclusão da Polícia Federal, que investigou o caso na época, era de que um navio petroleiro grego seria responsável por derramamento do óleo que atingiu litoral brasileiro e ainda não se sabe as consequências ambientais desse petróleo cru que atingiu as praias, entre agosto de 2019 e janeiro de 2020.


 Foto: Reprodução 

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Homenagem a Ana Botafogo marca história da dança em Porto Seguro

Vice-prefeito de Eunápolis desiste de candidatura a Deputado Estadual

Veracel divulga mais duas novas oportunidades de trabalho

Veracel divulga vaga para Analista de Planejamento

Azul anuncia 22 voos semanais para Porto Seguro na alta temporada