No Dia do Meio Ambiente, Veracel recebe evento de conscientização ambiental

 

Em 05 de junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Para marcar a data, a Veracel Celulose promoveu um “Dia de Campo” de conscientização ambiental, na Estação Veracel. A iniciativa foi voltada para produtores rurais, técnicos e representantes de órgãos ambientais da região e faz parte da campanha que a Veracel Celulose mantém nos 11 municípios localizados em sua região de atuação.

A programação incluiu palestras sobre a “Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel e os cuidados com a floresta”; sobre o “Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - Parna Alto Cariri”; “Ações do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos na preservação das águas”, “Ações da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental no combate à caça predatória de animais silvestres”; “Ações do plogging no descarte correto dos resíduos”; “Ações do Fórum Florestal”; “Ações da brigada na prevenção e combate aos incêndios florestais”, “Crimes ambientais” com o Ministério Público, entre outros. O evento foi finalizado com plantio de mudas nativase uma trilha na Mata Atlântica dentro da RPPN Estação Veracel.

Práticas sustentáveis

Eucalipto e meio ambiente

Entre as ações sustentáveis da área florestal da empresa, o primeiro destaque é para a modalidade de plantio de eucalipto em mosaico, com a formação de corredores que conectam as florestas nativas. Essa estrutura auxilia a preservação do solo, previne erosões, respeita as áreas de preservação e permite que os animais circulem entre as áreas de plantio de eucalipto, formando corredores que ligam um fragmento de mata nativa a outro.

No momento da colheita da madeira, o corte também é realizado em mosaico, não deixando extensas áreas sem cobertura de eucalipto em uma mesma região, de forma que a fauna posso manter sua circulação.

Os resíduos orgânicos da plantação (galhadas, folhas etc.) também são aproveitados pela Veracel para fertilizar e preservar o solo, retendo a umidade e gerando proteção contra a incidência direta da radiação solar, algo que contribui diretamente para a mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

“A busca por produção não deve colocar o meio ambiente em segundo plano. Muito pelo contrário, a Veracel é prova de que o compromisso com recursos naturais, mitigação de impacto e práticas sustentáveis é a chave para o desenvolvimento do negócio, e um de seus diferenciais no mercado”, destaca Virginia Londe de Camargos, coordenadora de Meio Ambiente da companhia.

Proteção e regeneração

A empresa tem como política de negócio que, para cada hectare de eucalipto, seja mantido um hectare de área destinada a preservação. Assim, dos cerca de 200 mil hectares de área da companhia, 100 mil são de plantio de eucalipto, e 100 mil são de áreas destinadas à vegetação nativa.

Para reforçar seu compromisso ambiental, há 25 anos a companhia criou e mantém a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel, a maior reserva do bioma Mata Atlântica do Nordeste brasileiro. Localizada nos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia, a Estação preserva mais de 6 mil hectares, contribui com pesquisas realizadas pela comunidade cientifica e promove ações de educação ambiental.

Outros exemplos de atuação da Veracel na proteção de animais são o Programa Amigos da Fauna, de educação ambiental e conscientização da população para o combate à caça, e ainda o Programa de Monitoramento de Quelônios, que acompanha a desova de tartarugas em mais de 35km de praias no Sul da Bahia, sinalizando e protegendo ninhos. Em 2023, a Veracel vai inaugurar o primeiro Centro de Reabilitação de Quelônios do Sul da Bahia, oferecendo atendimento veterinário para animais feridos ou encalhados nas praias da região.

A companhia ainda colabora, há mais de 20 anos, na proteção às baleias juntamente com o Instituto Baleia Jubarte (IBJ), do qual a empresa é parceira e apoiadora. Em 2022, a companhia apoiou o monitoramento aéreo realizado pelo Instituto que identificou um crescimento histórico da espécie: o número se aproxima ao da população estimada de 200 anos atrás, de 27 a 30 mil mamíferos da espécie no Atlântico Sul.

Sustentabilidade fabril

Os processos de produção de celulose também são sempre realizados de acordo com as melhores práticas mundiais ligadas à sustentabilidade.

Em 2022, a companhia alcançou o menor uso específico de água em atividades fabris na história da companhia (20,5 m³/tsa), além de ter registrado a redução de 13% do uso de gás natural no processo de produção, e com a consequente diminuição da emissão de gases de efeito estufa.

A Veracel também investiu em uma iniciativa inovadora para reduzir a emissão de gases de efeito estufa nas operações da fábrica, por meio da substituição do óleo BPF fóssil por óleo ecológico (100% a base de soja). A empresa testou a queima deste óleo e, após a verificação da eficiência da queima será dado continuidade aos testes ao longo de 2023. O objetivo da empresa é tornar a matriz energética da companhia ainda mais limpa – a expectativa é aumentar a taxa de 95,3% para 96,6% de combustível não fóssil dentro da empresa.

A companhia também segue estudando fontes alternativas de biomassa como a fibra do coco e cascas de cupuaçu, tanto para produção energética, como para ampliação da reciclagem, minimizando o impacto de possíveis passivos ambientais, além de gerar novos negócios para os produtores locais, promovendo a economia circular da região.

Outra novidade recente é a realização do inventário de emissões e remoções de Carbono da Veracel, que atestou a remoção de mais de 1,6 milhão de toneladas de gases de efeito estufa da atmosfera durante o ano de 2022. “Produzimos celulose de forma sustentável em todas as fases do processo: no plantio do eucalipto, no processo fabril, e no transporte, realizado pelas vias terrestre e marítima”, finaliza Virgínia.

Fonte: Fleishman - Foto: Ricardo Telles – Legenda: vista aérea da Estação Veracel

https://www.instagram.com/jornaldosol/

Siga o Jornal do Sol no Instagram