Dia Mundial da Limpeza tem dezenas de ações na Costa do Descobrimento

Centenas de voluntários da Costa do Descobrimento vão se unir novamente para a realização de vários mutirões no sábado, 16/09, Dia Mundial da Limpeza. A coordenação local é do Instituto Socioambiental Plogging Porto Seguro.

A concentração é a partir da 07h em dezoito pontos da região, com término previsto para às 14h. Veja abaixo os locais. Serão realizadas também atividades de educação ambiental. Já a Associação de Revitalização da Orla Norte promove a limpeza do rio Chamagunga na quinta, 14/09.

O Dia Mundial da Limpeza é um movimento global. Em 2023, vai acontecer em 197 países. “É a quinta vez que participamos”, diz a presidente do Plogging, a advogada Lisianne Meira Maia Gama. “Mais uma vez, espera-se que seja a maior ação cívica em tempos de paz, envolvendo milhões de voluntários em todo o mundo”.

De acordo com Lisianne, o desafio do Instituto é transformar Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália “em municípios verdes, saudáveis e ecologicamente corretos, com uma população educada ambientalmente falando. E desenvolvê-la a ponto de manter e aprimorar a vida ambiental no mar, nas comunidades, nas escolas, etc...”

“Para se ter uma ideia, só de vidros na Costa do Descobrimento são despejados mais de 100 toneladas/ano em forma de recipientes e garrafas. E ainda não existe aqui uma política de logística reversa e isso se acumula na natureza”, exemplifica a presidente. O evento conta com parceira das prefeituras, dezenas de empresas, escolas, universidades e instituições e a participação de centenas de voluntários.

Locais de mutirão

A concentração central, assim como a triagem do material recolhido, é no Axé Moi Complexo de Lazer. As ações vão ocorrer em dezenas de praia da Orla Norte, Litoral Sul e Santa Cruz Cabrália, além da limpeza das margens do rio Buranhém e do mangue.

Porto Seguro

- Curuípe (Clube de Praia João da Sunga)

- Itacimirim (Manito Praia)

- Mundaí (Barraca Colher de Pau)

- Mutá (La Torre Resort e Macuco)

- Ponta Grande (Barraca Tupã)

- Rio Buranhém e mangue (Gallo Deck)

- Taperapuã (Cabana Malibu , Hotel Arcobaleno, Axé Moi e Barraca do Gaúcho)

Arraial d’Ajuda

- Estacionamento do Arraial Eco Parque

Trancoso

- Praia dos Coqueiros

Caraíva

- Centro

Santa Cruz Cabrália

- Arakakaí (Cabana Tô de Boa e Cais de Belém - Cabana do Rato)

- Praça do Cruzeiro - Coroa Vermelha (Pirata de Santa Cruz)

- Coroa Vermelha (Associação de Pescadores)

Ecopontos

Os Ecopontos são locais destinados ao descarte correto de alguns ítens que não podem ir para o lixo comum. Veja onde jogar fora esses materiais que você não precisa mais. Além de reduzir a poluição, muitos são reaproveitos para reciclagem.

- Vidro, papel, plástico e metal (Cooeps, SESC, Resort La Torre, Clube da Amizade)

- Lâmpadas (Reylux)

- Pilhas e baterias (Senac)

- Eletrônicos (Teleinfo, UFSB e OAB-Porto Seguro)

Rio Chamagunga

A Associação de Revitalização da Orla Norte antecipou sua participação no Dia Mundial da Limpeza para quinta-feira, 14/09. A concentração acontece às 08h na rua da Embaúba esquina com rua Mamoeiro, atrás da Arena Axé Moi, em Taperapuã.

Além do mutirão de limpeza do rio Chamagunda, entre a av. Village e a rua Coqueiral, a associação promove ações de educação ambiental, conscientização de cuidados com o bem comum e limpeza mental. Mais informações pelo WhatsApp (73) 99985-4267.

Dia Mundial da Limpeza

O World Cleanup Day (Dia Mundial da Limpeza em inglês) é liderado pelo movimento Let´s Do It World. A filosofia é juntar milhões de pessoas em todo o mundo para limpar o planeta em apenas um dia. Começou na Estônia, em 2008, como uma iniciativa para limpar todo o país em cinco horas. A simplicidade da ideia e a atitude de ‘vamos fazer isso’ reuniram 50 mil pessoas na ocasião.

Onze anos depois, em 2018, ocorreu o primeiro Dia Mundial da Limpeza, nascendo um movimento global. No Brasil, a ação é liderada pela parceria entre o Instituto Limpa Brasil - Let’s do It! e a Teoria Verde.

“O simples ato de recolher o lixo se tornou uma força que une pessoas e grupos voluntários em cidades de todo o mundo que, de outra forma, nunca teriam sonhado em trabalhar juntos para o mesmo objetivo”, destaca Lisianne. “Desde 2018, 71,4 milhões de pessoas voluntárias em todo o mundo já saem em um único dia para limpar suas comunidades, e esperamos aumentar estes números muito mais este ano”, explica a presidente do Plogging Porto Seguro.


Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Festival Caju de Leitores tem imersão na cultura indígena pataxó

Porto Seguro sedia encontro anual de remadores de canoa havaiana

Lab Turismo, de Porto Seguro, conduz planejamento estratégico de Goiás

Lei oficializa o Parque da Preguiça em Santa Cruz Cabrália

Iniciativa em Caraíva propõe substituição de copos plásticos descartáveis