MP-BA deflagra operação contra esquema de propina em Porto Seguro

Na manhã de sexta-feira, 03/12, foi deflagrada pelo Ministério Público, com apoio da 5ª Promotoria de Justiça de Porto Seguro e as polícias Rodoviária Federal e Civil, a operação "Saneamento", contra um esquema de propina para licenças ambientais na Secretaria do Meio Ambiente do município. De acordo com o Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), os ilícitos teriam ocorrido no período de 2016 e 2017, na gestão da ex-prefeita Claudia Oliveira (PSD).

Segundo o Ministério Público da Bahia (MP-BA), a ação identificou indícios de prática de corrupção por dois ex-secretários municipais, além dos três servidores públicos que foram afastados, que não tiveram seus nomes divulgados.

Além deles, mais 8 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Porto Seguro e no distrito de Arraial d’Ajuda. As buscas e apreensões foram cumpridas em endereços residenciais dos investigados e na sede da Secretaria de Meio Ambiente de Porto Seguro.

Investigação

Informações do MP-BA revelam que as investigações apontaram o recebimento de vantagens indevidas para a concessão de licenças ambientais, além da implantação dessas licenças para a instalação de empreendimentos imobiliários na região. Uma das propinas chegou ao valor de R$ 60 mil.

A denúncia do esquema veio de empresários da construção civil, que entregaram documentos que evidenciam a negociação irregular. O pagamento era feito depois dos documentos concedidos. 


Foto: Divulgação MP-BA

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Voluntários fazem mutirão em bosque no Parque Central, em Arraial d’Ajuda

Clube  da Amizade realiza ação solidária neste sábado dia 4

Promotores são orientados a acompanhar cobertura vacinal nos municípios baianos

Com sequelas da Covid, atleta de taekwondo mobiliza ajuda

Ocupa Biblioteca: confira a programação de dezembro em Caraíva