Polícia encontra armas, munições e drogas em tonel enterrado na Vila Valdete

Mais uma ação do estágio operacional do Curso de Condutores de Cães Policiais resultou na apreensão de maconha, cocaína, armas, munições e na prisão de uma pessoa. Após a apreensão de um homem com drogas e uma arma, uma varredura com o emprego dos cães farejadores nas imediações, localizou um “bunker” subterrâneo que escondia armamento pesado e grande quantidade de drogas.

Tudo aconteceu na manhã de 29/03, na Vila Valdete, quando os estagiários do curso, promovido pelo 8° BPM, viram dois homens abandonarem um veículo e entrarem em uma mata.

Realizado o acompanhamento, visando localizar e fazer a abordagem aos suspeitos, os policiais encontraram um segundo veículo, ocupado por um homem. De imediato, ele foi interpelado e, durante buscas, foi flagrada uma pistola, calibre 9 mm, além de 1,5kg de pasta base de cocaína. Diante do flagrante e pelas características da localidade, foram empregados os cães farejadores, a fim de realizar uma varredura em todo o perímetro.

Em paralelo, outra guarnição realizou uma varredura com o emprego dos cães farejadores nas imediações, em uma área de mata. E conseguiram localizar um “bunker” subterrâneo, com um tonel enterrado no solo, onde foram encontrados um fuzil calibre 556, duas carabinas calibre 40 e 9mm, 10 carregadores, 134 munições 9mm, 2,5kg de cocaína, 25g de maconha e um rádio comunicador. 

Segundo a PM, em dado momento, os animais apresentaram mudança no comportamento, indicando a presença de material ilícito em determinado ponto do terreno. Ao fazer a escavação, os militares localizaram

O suspeito detido e todo o material apreendido foram encaminhados para a delegacia do município, onde a ocorrência foi apresentada.

O curso

O 8º Batalhão da Polícia Militar está sediando em Porto Seguro o Curso de Condutores de Cães Policiais, promovido pelo Batalhão de Ações com Cães da Polícia Militar do Espírito Santo. Vinte e quatro Policiais Militares participam do treinamento. Além do 8º BPM, inclui representantes de mais sete unidades da PMBA. O treinamento vai até 31/03 com 120 horas/aula, entre teoria e prática.

O 8º BPM e o batalhão do Espírito Santo possuem uma estreita parceria na área de cinotecnia. O termo define o conjunto de conhecimentos e técnicas relacionados à reprodução selecionada, manejo e treinamento de cães para trabalhos específicos civis ou militares.

Os cães policiais e militares atuam em áreas como detecção de narcóticos e explosivos, rastreamento de pessoas, captura e imobilização de suspeitos, entre outras atividades. Em Porto Seguro, os cães K9 Kira e K9 Kabu têm auxiliado os policiais em diversas ocorrências.


Com informações e foto da PMBA

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Concurso para Polícia Técnica divulga resultado provisório da terceira etapa

PM apreende submetralhadora e munições em Santa Cruz Cabrália

Juri Popular condena réus a mais de 16 anos de prisão

Policiais Militares resgatam vítima de afogamento em Cabrália

Incêndio de grandes proporções atinge vegetação na praia de Itacimirim