Falta de iluminação pública e salários atrasados são destaque na Câmara

 

Na sessão de 04/03/21, da Câmara Municipal de Porto Seguro, grande parte dos vereadores usaram a tribuna para cobrar do Executivo providências com relação à iluminação pública, ao pagamento dos salários de servidores contratados para atuar em serviços como a limpeza pública, e quanto à vacinação contra a Covid-19 para pessoas que atuam em funerárias e cemitérios.

O atraso nos salários de pessoas contratadas para auxiliar na limpeza pública foi um dos problemas mais abordados. Os funcionários estão indo para o terceiro mês, sem receber os seus vencimentos. De acordo com o vereador Dilmo Santiago (PL), líder do governo na Câmara, a empresa terceirizada para prestar os serviços já recebeu o pagamento para repasse aos funcionários, há dois meses. A causa da demora seriam os trâmites de abertura de conta bancária e outros problema burocráticos, que foram amplamente criticados pelos edis.

Com relação à iluminação pública, as cobranças são tanto para a sede, quanto para os distritos e bairros. Segundo Robinson Vinhas (PC do B), que presidiu a reunião, a gestão municipal alegou que, com a mudança de governo, são necessárias novas licitações. E que a partir da próxima semana, o Município iniciaria o atendimento nesta questão.

A vacinação para pessoas que prestam atendimento às vítimas do Covid-19, como coveiros e atendentes de funerárias, bem como para bombeiros, que também atuam na linha de frente de socorro à população em diversas situações, também foi solicitada.  

Projetos aprovados

Dentre os projetos que passaram por segunda votação, estão o PL que dispõe sobre a proibição de fornecimento de produtos de plástico de uso único (não biodegradáveis) em estabelecimentos específicos; e o PL que estabelece o programa de estágio no âmbito do Poder Legislativo Municipal – ambos de autoria do vereador Vinicius Parracho (DEM); o PL que regulamenta o serviço e os valores para pagamento do guincho de veículos automotores apreendidos no município – de autoria do vereador Kempes Neville (PSC); o que dispõe sobre o alinhamento e retirada de fios em desuso e desordenados existentes em postes de energia – de autoria do vereador Nilson Bezerra (PROS); e o projeto que denomina oficialmente como Mercado Municipal Aliomar Bittencourt o mercado no Complexo Frei Calixto.