Encontro Regional de Orientação reúne gestores municipais em Porto Seguro

A prefeita de Porto Seguro, Cláudia Oliveira, participou na manhã desta quinta-feira, 12 de novembro, do Encontro Regional de Orientação aos Gestores Municipais da Bahia, promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB) em parceria com o Tribunal de Contas (TCM). O evento, realizado no Porto Seguro Praia Resort, reuniu prefeitos, vereadores, secretários e técnicos das áreas de administração, contabilidade e controle de diversos municípios da região.

De acordo com Cláudia Oliveira, hoje o país vive um momento de crise e encontros como este se tornam ainda mais importantes para que a troca de informações e orientações auxilie os trabalhos dos gestores municipais. “Sabemos que não é fácil administrar um município, mas precisamos ter criatividade e nos reinventarmos para que a cidade viva dentro da normalidade, com obras, limpeza, saúde, educação e a realização de eventos que possam atrair ainda mais turistas” afirmou a gestora.

Já a presidente da UPB, prefeita Maria Quitéria, do município Cardeal da Silva, ressaltou a importância da capacitação para que o TCM possa informar sobre as mudanças nas regras e leis, que a cada momento têm uma dinâmica diferente. “Agora mesmo teremos uma inovação importante que é encaminhar toda a documentação por meio digital, e não mais físico”, exemplificou a gestora.

O encontro segue nos dias 12 e 13 de novembro, trazendo palestras e debates sobre temas como apuração das despesas de pessoal com base na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), licitações e contratos, Sistema de Controle Interno e atualidades do sistema eletrônico do TCM, entre outros.

Ascom – Prefeitura de Porto Seguro - Foto: João Cordeiro