Porto Seguro volta a dispor de 20 leitos de UTI Covid

Atualizada às 16h46

O governo do Estado anunciou a reativação de 10 leitos de UTI Covid para Porto Seguro, dia 16/03/21, existentes no Hospital Regional Deputado Luís Eduardo Magalhães. De acordo com a assessoria de comunicação do HDLEM, os 10 leitos de UTI Covid são leitos já existentes e que voltam a ser exclusivos para este tratamento. “Os 10 leitos de UTI do hospital agora são para Covid. A UTI geral foi realocada. Estamos em tratativas com a Sesab para atualizar essa questão”, afirmou a assessoria de comunicação do hospital. Ainda segundo a assessoria, com a relocação da UTI geral, “os pacientes que tenham outras enfermidades com necessidade de UTI ficarão em outra ala”, também com 10 leitos.

No total, a cidade passa a ter 20 leitos de UTI para pacientes de Covid, contando com os 10 já existentes no Hospital Neuroccor, no centro. E a região da Costa do Descobrimento passa a contar com 40 leitos de UTI, somando os existentes em Eunápolis. O atendimento aos pacientes de UTI Covid segue regulação do estado, que direciona o paciente conforme vaga existente na região. Portanto, os leitos de UTI Covid existentes tanto numa cidade quanto na outra, são ocupados por pacientes que moram ou não na localidade.

De acordo com o governo da Bahia, diariamente têm sido abertos novos leitos clínicos e de terapia intensiva a fim de ampliar a assistência à saúde. O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, detalha que "a macrorregião Extremo-Sul possui 85 leitos ativos, sendo 55 de UTI Covid-19. Os municípios que ofertam leitos exclusivos para esta patologia são Porto Seguro, Eunápolis e Teixeira de Freitas", afirma o secretário. Nos últimos dias foram abertos novos leitos nos municípios de Salvador, Feira de Santana, Caetité, Guanambi, Alagoinhas e Ilhéus.

 

Bahia recebe mais 308.600 doses de vacina contra a Covid-19

Nova remessa totaliza 4,5 milhões de doses do Instituto Butantan, que estão sendo distribuídas a todas as unidades da federação de forma proporcional e igualitária

O Ministério da Saúde está enviando para a Bahia mais 308.600 doses da vacina contra a Covid-19 produzida no Brasil pelo Instituto Butantan. No total, a pasta está coordenando, nesta semana, a distribuição de mais de 4,5 milhões de doses do imunizante em todo o país. Estados e Distrito Federal começam a receber os lotes do imunizante de forma proporcional e igualitária, junto com as indicações do público-alvo de cada fase da campanha, segundo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19.

A nova remessa de vacinas do Butantan corresponde à entrega de duas doses, sendo necessário que estados e municípios façam a reserva da segunda dose para garantir que o esquema vacinal seja completado no período recomendado de 2 a 4 semanas.

Desde o dia 18/02/21, início da campanha de vacinação, a Bahia recebeu 1.289.800 doses de vacinas contra a Covid-19 – mais de 777 mil foram aplicadas até o dia 16 de março. 


Fontes: Sesab e Ministério da Saúde