Mais de 30 mil estudantes desembarcaram em Porto Seguro nesse julho

Nas últimas décadas, o mercado de viagens de formatura esteve sempre em constante crescimento. Com Porto Seguro liderando como o destino preferido desse público adolescente. Não por acaso, é o carro chefe das operações de duas das principais agências do setor: Forma e Amaze.

Nesse mês de julho, desembarcaram mais de 30 mil estudantes na Terra Mater. Foram ocupados 21 hotéis e a estimativa é de uma injeção de cerca de R$ 30 milhões na economia da cidade. A Forma se intitula “a maior e melhor empresa de turismo estudantil da América Latina”. Já a Amaze Travel, do Grupo CI, diz que é hoje “a empresa do segmento de viagens de formatura que mais cresce no Brasil.

O Jornal do Sol apurou que o investimento total da Forma nesta temporada foi de cerca de R$ 60 milhões. Inclui hospedagem, logística, pessoal, eventos e atrações como Pedro Sampaio, Kevin O Chris, Turma do Pagode, MC Cabelinho, entre outros.

As agências trabalham com um conjunto de fornecedores locais. Receptivos, restaurantes, clubes, barracas de praia, agência de publicidade, dançarinos, artesãos, artistas, hotéis... E para entusiasmar e aliviar os estudantes que se preparam para o Enem, oferecem passeios, festas exclusivas, esportes e muita diversão.

A Amaze, há onze anos trabalhando com turismo estudantil, decidiu em 2022 que Porto Seguro passaria a ser seu destino principal. Agora, aumentou sua operação para quinze dias, movimentando mais de 5 mil passageiros.

Mas tudo começou em 1997, quando a pioneira Forma trouxe 500 estudantes a Porto Seguro, na Semana do Saco Cheio, no mês de outubro. Foi a primeira agência brasileira focada em viagens de formatura, algo inédito no país.

Em julho desse ano, foram 25 mil estudantes, hospedados em seis hotéis fechados exclusivamente para seus passageiros. De acordo com a Forma, “a viagem de formatura passou a ser, cada vez mais, um sonho entre os alunos do Ensino Médio”.

Integração

Essa ano, as empresas promoveram ações voltadas para o público local, com apoio da prefeitura e outras entidades. O Festival da Juventude Cristã propiciou aos jovens da cidade curtir a Forma Music Park, megaestrutura montada na Arena Axé Moi. As atrações incluem roda gigante, tirolesa, sala de games, quadra de basquete, pista de skate e espaço kids.

A Amaze, em parceria com o SENAC de Porto Seguro, contratou cerca de 50 profissionais, que receberam treinamento especializado e estão trabalhando em diversos departamentos. De acordo com Lucas Garcia, diretor da Amaze, "a segurança e diversão dos formandos sempre foram os objetivos essenciais para a empresa. Mas garantir investimento local assim como o desenvolvimento social também são premissas para nós”.

Em conjunto com a CLIPS - Associação Unidos em Defesa da Vida, a Amaze programou um dia de atividades para crianças assistidas pela associação, no Clube 22 de Abril. A festa tem piscina, esportes, games e recreação, seguidos de um almoço de confraternização. “Acreditamos ser de extrema importância o respeito com os moradores e também gerar muitas oportunidades de negócio, alavancando ainda mais o turismo e a economia local”, disse Garcia.

Parceiros locais

Entre outros, são fornecedores locais das agências de turismo de formatura: Agência de Marketing Broad, Arraial d’Ajuda Eco Parque, Axé Moi, Barraca do Gaúcho, Clube 22 de Abril, Floral Inn Family Hotel, Fly Club Trancoso, Gallo Praia, Hotel Bosque do Porto, Hotel Porto das Naus, Rede Tonziro, Taípe Turismo, Toa Toa, Vila Miola


Fotos: divulgação Forma Turismo e Amaze Travel

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Seleção de karatê de Porto Seguro é bicampeã baiana

Queijos produzidos na cidade são premiados em festival nacional

Inseminação de alta genética gratuita chega aos rebanhos de Porto Seguro

Em agosto, ‘Pai Não Paga’ no Porto Seguro Praia Resort

Porto Seguro e Bahia divulgam destinos na Expo Turismo Goiás