Na Argentina, Lula indica diplomata Julio Bitelli para embaixador no país

A primeira viagem internacional do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em seu novo mandato teve como destino a Argentina. A agenda do Presidente na segunda e na terça-feira, dias 23 e 24,  teve a tradicional oferenda de flores na Plaza San Martín, reunião na Casa Rosada com o anfitrião, Alberto Fernandez, encontro com empresários, evento cultural e ainda a participação na 7ª Cúpula de Chefas e Chefes de Estado da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

A proposta para essa reunião foi o estreitamento de laços com a América do Sul, negligenciados durante o governo de Jair Bolsonaro, que desde 2020 não faz parte da Celac. Segundo o Secretário das Américas, embaixador Michel Arslanian Neto, apenas três semanas da posse presidencial, ‘o Brasil voltou ao mundo’.

Pautas

 Algumas das pautas da visita foram a integração energética, comércio e investimentos, ambiente, infraestrutura, defesa, desarmamento, combate a ilícitos, espaço, cultura, questões de gênero, Saúde e Combate à Fome, entre outros. Ainda no dia 23, ele e o presidente da Argentina, Alberto Fernández, assistiram a um concerto musical com artistas argentinos e brasileiros no Centro Cultural Kirchner.

Outro encontro marcou a passagem de Lula pela Argentina: a indicação do atual embaixador do Marrocos, Julio Glinternick Bitelli, para assumir a representação diplomática brasileira no país. O anúncio foi feito na manhã do dia 24, pelo Ministério das Relações Exteriores. O governo argentino já concedeu o agrément à indicação. Agora o Senado brasileiro precisa chancelar a escolha de Lula.  Além de embaixador em Marrocos, Bitelli já comandou as representações brasileiras na Tunísia e na Colômbia.

Lula segue na quarta-feira, dia 25, em viagem oficial para o Uruguai, onde se encontra com o chefe do Executivo no país, Luis Alberto Lacalle Pou. 


Com informações da Ascom GOV BR Foto: Agustin Marcarian/Reuters

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Professores baianos terão piso nacional, garante governador

Veracel reduz uso de água na fabricação de celulose e atinge recorde

Investimentos da Veracel chegam a R$ 72 milhões em parcerias florestais

Assentamento agrícola inaugura moderno centro para empacotar alimentos

Técnicos inspecionam projetos financiados pelo Fundo Ambiental