A Associação de Produtores Rurais Unidos Venceremos (Aprunve), em Vale Verde, inaugurou, dia 23/11, seu moderno espaço para empacotar alimentos. A "packing house" pemite mais qualidade à produção sustentável de alimentos do assentamento agrícola. A Associação fica estrada para Queimados e tem o apoio e investimento da Veracel Celulose, com implementação pela equipe do IPEF/ESALQ.
A comunidade ressalta que esta é uma importante conquista porque oferecerá melhores condições de trabalho, agregará valor aos produtos, reduzirá perdas e desperdícios, além de reduzir custos para a comunidade.
Na inauguração, o Gerente de Responsabilidade Social e Comunicação da Veracel, Alexandre Campbell, destacou que o objetivo da Veracel, com esse apoio, é contribuir para a melhoria da qualidade de vida das famílias envolvidas e o desenvolvimento socioeconômico da área de atuação da companhia.
“A inauguração da packing house é um marco na parceria entre a Veracel e a Aprunve, e possibilitará aos agricultores associados, o incremento de renda com produtos de maior valor agregado. Dessa forma apoiamos a a economia sustentável, e os consumidores da região, que terão acesso a produtos de qualidade oriundos de uma agricultura familiar”, disse.
Projeto
A iniciativa da Veracel do aporte para a construção da estrutura faz parte do Projeto de Assentamentos Agroecológicos, criado em 2013 e que já beneficiou mais de 900 famílias no território.
O Presidente da Aprunve, Ailson Moronari, explica que a comunidade produz mais de 40 tipos de alimento, em sua maioria utilizando técnicas de agroecologia e reforça que , com a packing house, a intenção é uma associação sustentável, socialmente justa e ambientalmente adequada, garantindo o desenvolvimento agrícola com maior escala de produção e circulação de mercadorias, capacitação de jovens e inserção de toda a família na produção rural da comunidade.
“O apoio da Veracel foi e continuará sendo muito importante nesse processo, pois essa estrutura nos ajudará a conquistar mais espaço dentro do mercado consumidor e será um diferencial de competitividade de destaque para nossa comunidade”, finaliza.
Com informações e foto da Veracel Celulose
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Turismo na Bahia terá capacitação via plataforma digital
Técnicos inspecionam projetos financiados pelo Fundo Ambiental
Startups brasileiras apresentam soluções verdes na COP 27
Estação Veracel completa 24 anos de conservação e fonte de pesquisas
Alunos do Baianarte participam de palestra sobre consciência ambiental