Alunos do Baianarte participam de palestra sobre consciência ambiental

A Associação Arte e Cultura do Bairro Baianão (AACBB) promoveu mais uma palestra de conscientização ambiental para os alunos e alunas do Projeto Baianarte: Arte, Cultura e Cidadania. Ministrada pela professora Dulce Medeiros, especialista em educação ambiental, a apresentação trouxe informações importantes sobre o lixo, demonstrando a necessidade de reduzir a quantidade de resíduos produzidos; alternativas como a compostagem doméstica e outros temas fundamentais. O projeto Bainarte é patrocinado pela Caixa Econômica Federal.

Com exemplos práticos para o nosso dia-a-dia, a professora explicou o tempo de deterioração de alguns materiais, fazendo a turma refletir sobre o uso de material plástico, reforçando a importância de sempre que possível evitar esse tipo de embalagem, optando por embalagens recicladas e/ou recicláveis. A compostagem doméstica (técnica que consiste em usar a matéria orgânica como adubo e enriquecer a terra) foi outra novidade abordada na conversa com os adoslecentes. Na dimensão infância, a temática foi trabalhada com as crianças em forma de contação de estórias e desenhos, estimulando, de forma lúdica, a preservação do meio ambiente.

Educação amibiental

A educação ambiental permite uma consciência crítica da sociedade acerca das questões ambientais e é uma ferramenta que visa novas atitudes, práticas de preceitos ambientais e minimização dos danos causados à natureza. 

Segundo dados do Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2020, a geração saiu de 66,7 milhões de toneladas em 2010 para 79,1 milhões em 2019, uma diferença de 12,4 milhões de toneladas. O mesmo estudo diz ainda que cada brasileiro produz, em média, 379 Kg de lixo por ano, o que corresponde a mais de 1 kg por dia. As informações foram coletadas e publicadas pela Associação Brasileira das Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe/ Agência Senado).

“Temos consciência que a educação ambiental é um processo contínuo pelo qual adquirimos conhecimento e informações e passamos a entender e nos comportar de forma mais preventiva em relação ao meio ambiente”, ressaltou Carolina, aluna do Projeto. A ação atende às novas metas da AACBB e do Projeto Baianarte, em relação ao meio ambiente e ações efetivas sobre o assunto.

O coordenador geral do projeto Tiago Maciel ressalta que “cada aluno e aluna recebeu no último mês uma squeezer (garrafinha) personalizada com a proposta de abandonarmos gradativamente a utilização de copos descartáveis de plástico. Isso irá possibilitar uma atitude ambiental mais consciente e melhorar a aplicação dos recursos financeiros investidos em copos plásticos na instituição”.

“Esse tipo de debate e informação possui papel fundamental em disseminar informações e transmitir conhecimentos relativos ao meio ambiente”, completa Tiago, “ao passo que formarão crianças, adolescentes e jovens com pensamento crítico e consciente. E eles levarão os conhecimentos adquiridos para sua casa e seu bairro, propondo ideias e soluções que auxiliarão no desenvolvimento sustentável e na mitigação dos danos causados ao meio ambiente”.

A AACBB incluiu no seu Plano de Ação em todos os projetos, a oficina transdisciplinar sobre Educação Ambiental, uma estratégia para a mudança de comportamento institucional e comunitário, objetivando minimizar os impactos ambientais causados por atitudes simples com a redução do lixo e energia elétrica. “Sabemos que as mudanças de hábitos precisam e devem ser trabalhadas a longo prazo para que possamos plantar os frutos de uma conduta sustentável mais consciente, buscando uma relação mais harmoniosa com o planeta”, reforça Tiago.


Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Famílias recebem doações do projeto Baianarte

Ministério Público lança campanha de incentivo à adoção

Sindicado dos Guias flagra exercício ilegal da profissão

Fundo Ambiental seleciona projetos na região para financiamento

Estação Veracel completa 24 anos de conservação e fonte de pesquisas