Ministério Público lança campanha de incentivo à adoção

Em comemoração ao Dia Mundial da Família e Promoção à Sensibilização para a Adoção, 09/11, o Ministério Público lançou a campanha “O Amor Não Tem Tamanho”, de incentivo à adoção.  O objetivo da importante iniciativa é promover a sensibilização, fazendo a diferença na vida de crianças com idade a partir de seis anos; grupos de irmãos e crianças com deficiência, que na maioria das vezes são preteridas pelas famílias que desejam fazer uma adoção.

De acordo com a promotora da Vara da Infância e Juventude de Porto Seguro, Jacqueline Magnavita, o primeiro passo para uma pessoa interessada em adotar uma criança é se habilitar perante a Vara da Infância e Juventude do município onde reside. A partir daí ela passa a fazer parte de um cadastro nacional. Assim como as crianças e adolescentes que estão disponíveis para adoção, ou seja, quando já foram esgotadas todas as possibilidades de manter essas crianças ou adolescentes na sua família de origem, também passam a integrar um banco de dados a nível nacional.

Pretensos adotantes

Quando os interessados são incluídos nesse cadastro, onde são chamados de pretensos adotantes, eles indicam o perfil da criança ou adolescente que desejam, esse perfil vai para um cruzamento com o perfil das crianças, abrindo assim a possibilidade de encontrarem uma família. “A família do pretenso adotante pode ser só um homem, só uma mulher ou pessoas casadas, independentemente da orientação sexual. Basta que tenham condições para adotar. E essas condições são aferidas durante o processo de habilitação”, explica a promotora.

Segundo ela, a questão maior é que as pessoas têm muito interesse em adotar, mas elas sempre optam por adotar crianças novinhas e sem qualquer problema de saúde, de preferência. “As crianças maiores de 6 anos, os grupos de irmãos e as crianças com algum tipo de deficiência vão ficando pra trás. Nosso objetivo é fazer com que essas crianças e adolescentes também tenham a chance de ganhar uma família, então precisamos estimular a adoção dessas camadas”, enfatiza.

As pessoas interessadas em adotar uma criança ou adolescente podem acessar o site da campanha O Amor Não Tem Tamanho, onde encontrarão o passo a passo, documentos, como iniciar o procedimento, como dar entrada, principais dúvidas e tudo o que é necessário para fazer parte desse cadastro.


Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Sisu oferece mais de 18 mil vagas a estudantes na Bahia

Sindicado dos Guias flagra exercício ilegal da profissão

Fundo Ambiental seleciona projetos na região para financiamento

Lab Turismo apresenta Maptur com sucesso no Festuris, em Gramado

Bahia é o segundo Estado com maior investimento público desde 2015