Empresários do Arraial d´Ajuda movem Ação Coletiva contra a Coelba

A Associação Comercial e Empresarial de Porto Seguro, representando associados do Arraial d´Ajuda, está entrando com uma Ação Coletiva contra a Coelba. O motivo é a constante queda de energia que atinge o distrito. “Estamos pleiteando a solução de um problema que já vem de anos”, diz o advogado Jorge Santana, cujo escritório atende à ACEPS.

“Ano passado a Associação realizou uma reunião com a Coelba, que se prontificou a solucionar o problema, o que não ocorreu”, acrescenta Santana. O advogado espera que, com a Ação, “a justiça determine que o problema seja resolvido”.

“Estamos entrando também com ações individuais para aqueles que tiveram prejuízo financeiro, material, dano moral...”, informa. Para participar das ações individuais e/ou coletiva, a associado deve procurar a ACEPS.

“Tristeza. Esta é a palavra. Picos de luz, quedas e explosões de transformadores. Pagando quase R$ 2 mil de luz e sem conseguir trabalhar. Desmarcando e remarcando. Atender turistas, já era, pois turistas frequentam um salão pós praia. Que é exatamente quando ficamos sem energia total. Perda incalculável”, desabafou o cabelereiro Ronan nas redes sociais.

A empresária Thalyta Melkan expressou sua “preocupação e frustração em relação à constante falta de energia e descaso por parte da Neoenergia Coelba. Como empresária no setor de hospedagem, temos enfrentado sérios desafios, resultando em prejuízos financeiros consideráveis. A instabilidade no fornecimento de energia levou à queima de diversos aparelhos e equipamentos”.

“Além disso, a falta de energia por mais de 20 horas, desde o dia 04/01, resultou em devoluções de estadias, causando impactos significativos em nossa receita e reputação. O desconforto gerado nos hóspedes devido às interrupções frequentes tem prejudicado nossa relação com os clientes, comprometendo a experiência que nos esforçamos para oferecer”, lamenta Thalyta.

Coelba responde

Procurada pelo Jornal do Sol, a assessoria da Neoenergia Coelba afirmou que “investiu mais de R$ 177 milhões em obras de melhorias e reforço da rede elétrica nas regiões turísticas da Bahia para o Verão 2024”.

E que “a distribuidora inspecionou 12 mil quilômetros da rede elétrica realizando manutenções preventivas, como podas e instalação de espaçadores. O investimento foi realizado para suprir o aumento da demanda por energia na região durante a temporada”.

A empresa disse que, “apesar das ações preventivas, a aquisição e instalação de novos equipamentos por parte de clientes sem prévia comunicação à distribuidora, além de ligações clandestinas, elevaram significativamente as cargas consumidas na região e resultaram em situações que foram tratadas emergencialmente e de maneira imediata pela distribuidora no final de 2023 e início de 2024”.

Por fim, que “a Neoenergia segue empenhada e com reforço operacional para atuar na região e garantir o fornecimento para os consumidores locais”.


Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Polícia Federal cumpre em Porto Seguro mandados de prisão por fraude

Fiscalização flagra exercício ilegal da profissão de guia de turismo

Estado publica licitação para reforma no aeroporto de Porto Seguro

Bahia é o estado com mais voos extras da Azul para o Carnaval

Porto Seguro divulga calendário de eventos para 2024