A rua do Mucugê - a mais charmosa do Brasil, situada no centro nervoso do Arraial d´Ajuda, vai ser palco do Festival Semana Santa. O objetivo é criar novas experiências positivas para os turistas e moradores que a frequentam.
As atrações incluem música, dança e rituais da Bahia e acontecem dias 22 e 23/03 e de 28 a 30/03, a partir das 19h. Durante uma hora percorrem um roteiro com quatro apresentações ao longo da rua. Começa em frente à Churrascaria do Joildo, depois restaurantes Manguti, Boi nos Ares e Portinha.
Também será montado um cenário representando a rua do Mucugê, pintado pelo artista plástico Antário Thudjá, morador do Arraial. Nesse cenário “instagramável”, o visitante poderá fotografar e compartilhar nas redes sociais.
O cenário ficará até as comemorações do Descobrimento, dia 22/04. A realização do festival é do Acordo Mucugê e prefeitura de Porto Seguro, através da secretaria de Turismo, com apoio da Forma Multimarcas e produção RSVP.
Em 2024, o Arraial d´Ajuda foi eleito o “Destino mais Acolhedor do Mundo”, na 12ª edição da Traveller Review Awards, prestigiosa premiação promovida pela Booking.com. A rua do Mucugê reúne uma diversidade de bares, restaurantes, sorveterias, agências de receptivo, lojas de artesanato e de famosas marcas, hotéis e pousadas. Linda de percorrer durante o dia, de noite que a rua ferve.
Programação
- 22/03, sábado - Lavagem Ilê Axé, com o Terreiro Ilê Axé de Xapanã
- 23/03, domingo - Awê Pataxó, com o grupo Pataxó Wrumã Nakiyã da Aldeia Velha
- 28/03, quinta-feira - Bloco Odùduwà
- 29/03, sexta-feira - Capoeira, com a Associação de Capoeira Sul da Bahia, fundada pelo Mestre Railson
- 30/03, sábado - Lambada, com o grupo liderado por Patrícia e Didi
Acordo Mucugê
O Acordo Mucugê é um grupo de empresários que, unidos, mantém a rua atrativa para o turista e favorável aos negócios. Foi criado em 2003 e é responsável pelo sucesso da rua do Mucugê em parceria com a administração pública municipal.
O grupo contribui com o fechamento do trânsito no período das 18h às 00h e inibe o comércio ilegal e o ambulante irregular, criando um agradável calçadão onde os visitantes podem aminhar com segurança e tranquilidade.
Também mantém diariamente um sistema de fiscalização próprio, com ronda equipada com celulares para intercomunicação e um Ponto de Informação Turística (PIT) na entrada da rua.
Mais informações com Angélica Cavalheiro pelo WhastAss (73) 99928-5992 e no Instagram do rua do Mucugê.
Foto: divulgação
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Galeria Hugo França expõe obras do artista carioca Raul Mourão
Escritor baiano lança livro de canções e poemas em Porto Seguro
Espiritualidade é tema de livro de escritora de Porto Seguro
ADAB - Eunápolis se torna parceira do projeto ‘Circule um Livro’
Instituto fecha 2023 com cinco bibliotecas comunitárias em geladeiras