Governo publica resultado final do concurso para educadores

A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) divulgou o resultado definitivo do concurso para preenchimento de vagas de professor e coordenador pedagógico da Rede Estadual de Ensino. São 2.113 vagas para educadores, sendo 1.806 para professor e 307 para coordenador pedagógico. Os aprovados atuarão em colégios vinculados em 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTEs), distribuídos por centenas de municípios do interior do estado.

O documento com o resultado do Edital Saeb 03/2022 saiu na edição do Diário Oficial de sábado, 29/04. A relação dos candidatos aprovados pode ser consultada também no Portal do RH Bahia e no site da Fundação Carlos Chagas. O certame terá validade de um ano, podendo ser prorrogado apenas uma vez, por igual período.

A Fundação Carlos Chagas também informou no sábado o resultado da Prova de Títulos, que será de acesso exclusivo ao candidato. Informou ainda o resultado definitivo da Comissão de Heteroidentificação dos candidatos autodeclarados negros (pretos e pardos), além do resultado definitivo da perícia médica dos candidatos que se declararam com deficiência no momento da inscrição.

Etapas do concurso

O concurso Saeb 03/2022 foi lançado em 1º de agosto de 2022, com abertura de inscrições. As provas foram realizadas no dia 6 de novembro do mesmo ano. Os candidatos fizeram prova nos municípios de Alagoinhas, Amargosa, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Caetité, Eunápolis, Feira de Santana, Ipirá, Irecê, Itaberaba, Itabuna, Itapetinga, Jacobina, Juazeiro, Jequié, Macaúbas, Paulo Afonso, Ribeira do Pombal, Salvador, Santa Maria da Vitória, Seabra, Serrinha, Santo Antônio de Jesus, Senhor do Bonfim, Teixeira de Freitas, Valença e Vitória da Conquista.

Faram mais de 81 mil candidatos. Desse total, 4.921 foram habilitados, sendo 3.751 para o cargo de professor, padrão p – grau III; 1.136 habilitados para o cargo de coordenador pedagógico, padrão p – grau III; e 34 habilitados para o cargo de coordenador pedagógico, padrão p – grau III (escolas indígenas).

Os candidatos habilitados passaram por três etapas de concurso com provas objetivas, discursivas e prova de títulos. As provas objetivas tiveram 50 questões objetivas para o cargo de professor e 40 para o de coordenador pedagógico. Já na prova discursiva foram abordados conhecimentos gerais, específicos e interdisciplinares, dependendo do cargo.

A prova de títulos, em caráter classificatório, foi aplicada aos habilitados na segunda etapa do concurso, conforme previsto em edital. O concurso reservou 5% das vagas destinadas a candidatos deficientes e 30% para aqueles que se autodeclararam negros.


Com informações da Secom Governo da Bahia - Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Estado anuncia contratação imediata de 248 professores indígenas para 72 escolas

MEC divulga possíveis temas para a redação do Enem 2023

Brasil tem 1,2 milhão de universitários com mais de 40 anos

Baiana de escola pública passa em 42 universidades federais

Curso de Direito da UFSB tira nota máxima na avaliação do MEC