Porto Seguro firma parceria com o Programa Universidade para Todos

O Programa Universidade para Todos (UPT), que conta com parcerias de universidades públicas como UNEB, UESC, UEFS, UESB E UFRB, também firmou cooperação com a Prefeitura de Porto Seguro, através das secretarias municipais de Educação (Seduc) e de Assistência Social. O UPT foi em 2020 com o propósito de contribuir para a melhoria dos processos de aprendizagem e a capacitação dos estudantes da rede estadual para os processos seletivos de ingresso ao ensino superior. 

Podem se inscrever no programa e concorrer a uma vaga no UPT os alunos matriculados no 3º ano do ensino médio regular estadual ou municipal ou suas modalidades correspondentes; os que foram matriculados no 4º ano da Educação Profissional Integrada ao ensino médio estadual ou municipal ou suas modalidades correspondentes e ainda os estudantes egressos do ensino médio estadual ou municipal do Estado da Bahia.

Iniciativa

Segundo o coordenador técnico da Educação de Jovens e Adultos (EJA/ Seduc), Josenilson de Jesus Santos, o município abraçou a iniciativa de contribuir para o êxito dos estudantes egressos da rede municipal no ensino superior, fornecendo estrutura física, transporte e merenda escolar, enquanto a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) será a responsável pelo suporte técnico e pedagógico na execução do programa.

 “Disponibilizamos o transporte para conduzir a coordenação da UNEB, de Eunápolis, em visita ao pólo em Porto Seguro. Em 2022, foram oferecidas 50 vagas para a participação do UPT em Porto Seguro e a meta é ampliar para 100 vagas neste ano. Enxergamos o UPT como uma oportunidade dos estudantes, principalmente do oriundos da rede pública aprimorarem os seus conhecimentos, aumentando as suas chances de aprovação no Enem e em outros processos de admissão em instituições de ensino superior”.

O trabalho desenvolvido pela Seduc foi de grande importância, de acordo com Josenilson. “O nosso supervisor pedagógico, Epaminondas Castro, fez o contato com a UNEB, manifestando o interesse do município no programa. Num primeiro momento, cedemos o espaço do Colégio Municipal para atender os alunos do Arraial d´Ajuda, da Orla Norte e dos bairros. Posteriormente, passamos a utilizar o espaço do Colégio Paulo Souto, no Baianão. Também foi formada uma turma na Aldeia Indígena Boca da Mata”, ressaltou. 

Mais informações estão disponíveis no site da Secretaria de Educação, no Fale Conosco 0800 285 8000 ou pelo e-mail upt@educacao.ba.gov.br.


Com informações e fotos da Ascom Porto Seguro

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Escolas municipais de Caraíva e Xandó têm previsão de entrega em julho

Uesc empossa diretores de novos departamentos na área de Exatas

Inscrições para escolas de aprendizes marinheiros abre 671 vagas

Professores baianos terão piso nacional, garante governador

Prêmio Educador Transformador recebe inscrições até 28 de fevereiro