Uesc empossa diretores de novos departamentos na área de Exatas


Na quarta-feira, dia 25 de janeiro, foram empossados os primeiros diretores dos novos Departamentos de Engenharias e Computação (DEC) e de Ciências Exatas (DCEX), dois dos 11 departamentos da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). O evento que nomeou os professores doutores Aprígio Augusto Lopes Bezerra (DEC) e Neurivaldo José de Guzzi Filho (DCEX) também marca a extinção do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET).  

O novo Departamento de Engenharias e Computação abrigará os cursos de graduação de Ciência da Computação e as Engenharias: Civil, Elétrica, Mecânica, Química e de Produção e Sistemas. Já o Departamento de Ciência Exatas terá sob sua gestão os cursos de Matemática, Química e Física, na modalidade de licenciatura e bacharelado e, ainda, as Áreas de Estatística e Oceanografia, que não possuem cursos de graduação.

Presença

A nomeação foi realizada pelo Reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Alessandro Fernandes de Santana. Na ocasião, estiveram presentes o Vice-Reitor, Maurício de Santana Moreau; o Presidente da Associação dos Docentes da Uesc, Marcelo Lins; os pró-reitores de Graduação, professora doutora Márcia Morel; de Extensão, Cristiano Bahia; de Pesquisa e Pós-graduação, Fernanda Amato Gaiotto; de Administração e Finanças, Paulo Craveiro; e diretores de departamentos.

Na posse, o professor Aprígio Bezerra fez um relato histórico do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas (DCET), desde o seu início, em 1995. Referiu-se ainda ao embrionário Departamento de Ciências (DC), no período da Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (Fespi), instituição que deu origem à Uesc e homenageou os ex-diretores do DCET e as ex-secretárias do Departamento.

Também empossado, o professor Neurivaldo Guzzi Filho, que recentemente deixou a pró-reitoria de Extensão, afirmou que está preparado para o desafio de estruturar o novo Departamento de Ciências Exatas (DCEX) e continuar contribuindo com a evolução da Uesc. 

O vice-reitor afirmou que esta nova gestão traduz o processo de crescimento institucional da Universidade, enquanto o reitor lembrou que a proposta de desmembramento do Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas surgiu há 15 anos, e enfatizou a maturidade da decisão tomada pela assembleia departamental, por unanimidade, aprovada posteriormente pelo Conselho Universitário (Consu).


 Com informações e fotos da Ascom Porto Seguro

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Inscrições para escolas de aprendizes marinheiros abre 671 vagas

Banco do Nordeste realiza licitação para venda de 11 propriedades na Bahia

Família realiza vaquinha online para cirurgia de Pedro Henrique

Campanha Janeiro Roxo foca na prevenção e tratamento da hanseníase

8º BPM prende homem após dupla atirar em guarnição