Através da Campanha Janeiro Roxo – de conscientização, diagnóstico e tratamento da hanseníase - a secretaria Municipal de Saúde vem intensificando as ações contra a doença.
A hanseníase é uma enfermidade que causa alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes. Nos casos mais avançados pode chegar a atrofia muscular, necroses e até perda de extremidades.
De acordo com a coordenadora do Programa de Tuberculose e Hanseníase da Vigilância em Saúde, enfermeira Liliana Zocher, e a médica do Programa, Evelin Barbosa, a doença tem cura e todos os postos de saúde do município estão preparados para diagnosticar e disponibilizar aos pacientes a medicação necessária para o tratamento.
“No município, as campanhas de conscientização estão sendo intensificadas e oferecidas atividades e palestras educativas sobre a doença, nas salas de espera dos postos de saúde”, explica Lilian.
A médica revela que a doença tem cura, mas a maior luta é para fazer o diagnóstico na fase inicial. “Assim o tratamento é mais curto o paciente tem menos riscos de desenvolver sequelas. A contaminação se dá pela saliva e pelas vias respiratórias, quando o paciente fala, espirra ou tosse, eliminando bacilos no ambiente. É importante estar atento aos primeiros sintomas, que podem se manifestar através de manchas brancas ou avermelhadas, além de dormência ou falta de sensibilidade em algumas partes do corpo”, alerta.
Jornada Pedagógica 2023
Entre os dias 26/01 e 03/02, a secretaria Municipal de Educação (SEDUC) promove a Jornada Pedagógica 2023. O tema é “Movimentando-se! Recompondo as aprendizagens em rede”. O evento terá a participação de docentes, gestores escolares e coordenares pedagógicos.
Ao todo, serão três encontros. O primeiro, discutirá temas como o Plano Municipal de Educação 2015/2025, Termo de Referência para Atuação em 2023, Plataforma Educa Porto Seguro e o Anuário da Rede Pública Municipal com o quadro técnico da SEDUC, composto por gestores e coordenadores, nos dias 26 e 27, no Salão de Eventos do Eco Bahia Resort, na Cidade Histórica.
No segundo, os temas abordados serão a Plataforma Digital Educa Porto Seguro, a recomposição da aprendizagem na rede municipal de Educação, o Programa Dinheiro Direto na Escola – PDDE – e a análise e processamento de dados no âmbito da Educação, e acontecem nas unidades escolares, coordenado pelos novos gestores e coordenadores e com o corpo docente e quadros administrativos de apoio, dias 1 e 2.
Já o terceiro (SEDUC, gestores, coordenador e professores) em 3 de fevereiro, serão ministradas as palestras: “Panorama sobre o Financiamento da Educação Básica Pública no Brasil”, com Leomir Ferreira; “Contribuição em dados locais para conjecturas interseccionais de raça com o Novo Fundeb”, com Epaminondas Castro e “Escola da Ponte: a escola são pessoas”, com José Pacheco, será realizado no Auditório da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), com a presença do prefeito Jânio Natal.
Com informações e fotos da Ascom Porto Seguro
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Família realiza vaquinha online para cirurgia de Pedro Henrique
Crianças nas ruas preocupam moradores do Arraial d’Ajuda
Banco24Horas itinerante em Cabrália tem cerca de 90 serviços disponíveis
Prefeitura proíbe venda de bebidas em garrafa nos eventos públicos no Centro