São Paulo e Bahia lideram ranking das isenções do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 aprovou, por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), mais de 2,4 milhões de solicitações para isenção de pagamento da prova.

O número, segundo o Governo Federal deve ser ainda maior, já que concluintes do ensino médio em escola pública ainda podem pedir a isenção durante a inscrição, que acontece entre 5 a 16 de junho. Até o momento, São Paulo e Bahia lideram o ranking das isenções (com 11,19% e 10,71%, respectivamente)

Em São Paulo foram 277.661 isentos, enquanto na Bahia 265.792 não pagarão a taxa da prova.  Além disso, o Inep acatou mais de 3 mil justificativas de ausência (quem era isento da taxa no Enem 2022 e não compareceu aos dois dias de prova precisava justificar a falta para participar da edição de 2023 gratuitamente). 

Regras

Para obter a gratuidade no Enem é necessário se enquadrar em, ao menos, um perfil – ou ser matriculados na 3ª série do ensino médio (neste ano de 2023), em escola da rede pública declarada no Censo Escolar; quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada; ou pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda – com registro no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal (CadÚnico). 

Além de ser porta de entrada para o Ensino Superior no Brasil, o Enem também pode ser aproveitado nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep. Esses acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal. 


 Com informações e foto da Ascom Gov BR

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Porto Seguro anuncia datas e atrações do São João 2023

Prefeitura realiza capacitação e ações educativas para áreas da Saúde e Vigilância Sanitária

Sessão da Câmara é realizada na OAB

Crédito Instalação beneficia mais 147 contratos no Sul e Extremo Sul da BA

Especialista ensina como se proteger de fakes em sites de relacionamento