A Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e o Instituto Federal da Bahia (IFBA) estão com inscrições prorrogadas até o dia 19 de dezembro, para o processo seletivo da turma de 2023 para o Mestrado em Ciências e Tecnologias Ambientais. As inscrições são online e o Edital está disponível no site da instituição. Mais informações, acesse aqui.
O prazo para concluir o curso são 24 meses contínuos, a partir da matrícula, que está prevista para ocorrer em março de 2023. O tempo mínimo para cumprir todas as atividades e defender a dissertação de mestrado são 12 meses.
Segundo o Prof. Jaílson Novais, um dos responsáveis pelo processo seletivo, o mestrado é uma formação acadêmica destinada às pessoas que possuem um diploma de nível superior, ou seja, uma graduação concluída em qualquer área do conhecimento.
“Ele se enquadra no âmbito das pós-graduações stricto sensu, assim como o doutorado. O Programa de Pós-graduação em Ciências e Tecnologias Ambientais (PPGCTA) é um mestrado acadêmico associativo entre a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e o Instituto Federal da Bahia (IFBA), em Porto Seguro e serão 3 linhas de pesquisa: Estudos de sistemas naturais ;Gestão, política e manejo ambiental; e Tecnologias ambientais”, revela o professor, salientando que o Programa é recomendado para a área de Ciências Ambientais pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a CAPES, que está vinculada ao Ministério da Educação.
Processo Seletivo
Para participar do processo seletivo, Jailson explica que o candidato deve enviar alguns documentos pessoais, comprovantes de currículo acadêmico e entrar em contato com um possível professor orientador, dentre os listados no Edital, para obter uma carta de aceite.
“Além disso, deverá apresentar um pré-projeto de pesquisa a ser desenvolvido durante o mestrado, na área de Ciências Ambientais e afim às áreas de pesquisa descritas no Edital. Já a aprovação depende do desempenho do candidato nas etapas do processo seletivo - prova de língua inglesa; análise e entrevista sobre o pré-projeto de pesquisa que a pessoa pretende executar; e análise de currículo”, ressalta.
Podem participar, candidatos que tenham concluído um curso de nível superior (graduação), independente da área de conhecimento. Vale ressaltar que no Edital atual há 25 vagas ofertadas, tanto em ampla concorrência, quanto em cotas para pessoas com deficiência, pessoas pretas, pardas, indígenas, quilombolas e pessoas trans. “Também temos um percentual específico de vagas para servidores do IFBA e da UFSB, além de 2 vagas supranumerárias para estrangeiros que residem em outros países, a fim de promover a internacionalização do Programa”, conta.
Jaílson ainda comenta que o PPGCTA conta com um leque de disciplinas obrigatórias e optativas que discutem desde elementos de metodologia científica, a fim de dar robustez aos projetos de dissertação que são desenvolvidos no Programa, perpassando por temáticas voltadas às linhas de pesquisa em Ciências Ambientais, até atividades curriculares, como seminários e pesquisas orientadas.
“Além disso, destaco que somos um Programa público e gratuito que busca formar recursos humanos de alta qualidade e contribuir cientificamente com as demandas socioambientais locais e regionais. Anualmente, também lançamos chamadas específicas para bolsas de estudos para os estudantes matriculados, com prioridade para aqueles que estão em situação de vulnerabilidade social”, finalizou.
Com informações e imagem da UFSB
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Hotelaria nacional espera ocupação próxima a 100% no Réveillon
Terravista Golf Course é eleitor melhor campo de golfe do Brasil
Curso de prevenção às drogas e à violência forma mais 147 alunos
Abertura de vagas temporárias deve movimentar economia
Programa Juventude Produtiva estimula o empreendedorismo na Bahia