Curso de prevenção às drogas e à violência forma mais 147 alunos

O auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, foi palco da formatura de 147 alunos das escolas municipais Manoel Carneiro e Monteiro Lobato, que receberam a certificação de conclusão do curso do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd).

O evento contou com a presença do subcomandante do 8° BPM, major Lima Neto, representando o comandante coronel Alexandre Costa de Souza; da secretária de Educação, Dilza Reis, representando o prefeito Jânio Natal; das diretoras da Escola Prefeito Manoel Carneiro, Edna Borges e da Escola Monteiro Lobato, Neyla, além de policiais militares e familiares dos alunos.

Proerd

Seguindo os moldes de um programa americano criado em 1983, e desenvolvido em 58 países, o Proerd iniciou no Brasil em 1992, no Rio de Janeiro. Trata-se de uma parceria entre prefeituras e Polícia Militar e tem como lema ‘Manter Nossas Crianças Longe das Drogas’.

Em Porto Seguro, o programa tem parceria entre a prefeitura, por meio da Secretaria de Educação e o 8º BPM e leva às escolas, policiais militares voluntários, capacitados pedagogicamente, em parceria com pais, professores, estudantes e comunidades.

O foco é a prevenção ao uso de drogas e as aulas mostram ao estudante como se manter longe de más companhias, a evitar a violência, a resistir às pressões diretas ou indiretas e a sempre acionar os pais ou responsáveis quando necessário.

Gratificante

O major Lima Neto reforça que a PM sabe da necessidade de cumprir nossa missão constitucional, que é realizar o policiamento ostensivo. “Porém, não deixa de ser gratificante, saber que podemos atuar em outras frentes também. O PROERD nos mostra que podemos fazer muito mais do que patrulhar as ruas. Podemos investir na educação das nossas crianças, mostrando os perigos decorrentes do ingresso no mundo das drogas", comentou.

Para a secretária de Educação, Dilza Reis, o curso de formação educacional, envolvendo a Polícia Militar, escolas e famílias, com duração de três meses e destinado aos alunos do 5º ano do Ensino Fundamental é muito importante.

“Para nós da prefeitura, essa ação conjunta chega para somar, porque prepara as crianças em uma fase decisiva, em que elas estão em processo de formação. Nossos alunos precisam estar preparados para reconhecer e enfrentar as pressões diárias, que influenciam para as práticas do uso de drogas e da violência, contribuindo também para evitar a prática do bullying”.


Com informações e foto da Ascom Porto Seguro

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Programa Juventude Produtiva estimula o empreendedorismo na Bahia

Uesc comemora 31 anos como universidade pública e gratuita

Bahia lança plataforma digital com cursos gratuitos de capacitação em turismo

Turma da Mônica e Sebrae editam coleção com foco no empreendedorismo

Projeto Anjinhos da Praia trabalha educação infantil contra acidentes