Uesc comemora 31 anos como universidade pública e gratuita

Com 31 anos de história, a Universidade Estadual de Santa Cruz é destaque como uma das principais instituições de ensino superior da Bahia e da região Nordeste. Por meio da política de extensão desenvolvida de forma efetiva, nas diversas áreas do conhecimento e centenas de programas e ações, a universidade tem beneficiado praticamente todos os municípios da região.

Atualmente, a Uesc disponibiliza 39 cursos de graduação, sendo 34 regulares e presenciais e cinco na modalidade ensino a distância (Ead), além da Pós-Graduação, que obteve resultados positivos na última parcial da Avaliação Quadrienal 2021 da Capes.

Dos 19 cursos avaliados, sete tiveram melhoras de conceito, com destaque para o Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da Biodiversidade, que atingiu nota de excelência internacional com o conceito 6. Hoje são ofertados 50 cursos - 17 especializações, 25 mestrados e 08 doutorados.

Segundo o reitor Alessandro Fernandes de Santana, a UESC é o resultado de esforços plurais, das comunidades acadêmica e regional. “Nossa riqueza é, e deve ser a nossa pluralidade e a nossa diversidade. Com 31 anos de estadualização, fruto de uma campanha que unificou as lideranças políticas e populares das regiões Sul e Extremo Sul da Bahia na luta pela transformação da Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (Fespi), resultou em uma universidade pública e gratuita.

Pandemia

Mesmo com as adversidades enfrentadas na pandemia da Covid-19, a instituição construiu novas unidades de pesquisa, como o Complexo de Laboratórios de Ciências Exatas (CLCE), o anexo do Centro de Biologia e Genética (CBG) e a sede do Núcleo de Estudos e Pesquisas Arqueológicas da Bahia (Nepab), que deve ser inaugurado no primeiro semestre de 2023. Iluminação, revitalização das áreas de convivência do Campus , com a implantação de 65 bancos de ferro fundido e madeira, implantação de calçadas acessíveis e construção de uma mini arena foram realizadas.

Além disso, a Uesc tornou-se um respeitado centro de pesquisa, com excelente índice de produtividade científica. Possui 147 laboratórios e equipamentos de ponta, cujos equipamentos estimulam os projetos de pesquisa, desde a iniciação científica até a pós-graduação. Até o momento, a Instituição registra mais de 18 mil e 500 artigos científicos publicados e várias patentes.

“Nossa  Universidade  se reveste de simbolismo histórico para o Sul do Estado e para a Bahia por sua importância para a formação de profissionais especializados e para a formulação de projetos e políticas públicas que visaram a diversificação da economia regional no enfrentamento das cíclicas crises da lavoura cacaueira. A contribuição da Uesc para a retomada do desenvolvimento regional tem sido indiscutível em todos os pilares de atuação, o ensino, a pesquisa e a extensão”, finaliza o reitor.


Com informações e foto da Ascom UESC  

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM:

Bahia lança plataforma digital com cursos gratuitos de capacitação em turismo

Turma da Mônica e Sebrae editam coleção com foco no empreendedorismo

Em parceria com Senai, Programa de Formação da Veracel tem aula inaugural

Projeto Anjinhos da Praia trabalha educação infantil contra acidentes

Estudantes da Uesc são laureados com 5 premiações da Expocom