A Cidade Histórica de Porto Seguro é o cenário escolhido para a 3ª edição do Festival de Aves, de 17 a 19 de agosto. Realizado pera Estação Veracel, o evento é gratuito, aberto ao público e traz uma programação para todas as idades. Haverá oficinas, atividades educativas, exposições, contações de histórias, palestras com especialistas e a atrativa observação de aves ao ar livre.
O festival tem como objetivo sensibilizar as pessoas sobre a importância da conservação da natureza. Usando, como o principal atrativo, a observação de aves livres, uma atividade que tem crescido nos últimos anos e vem se tornando uma tendência em turismo ambiental.
“Nossa região possui muitas espécies de aves, algumas delas extremamente raras ou endêmicas, ou seja, só ocorrem aqui na Costa do Descobrimento. Por isso, realizar um festival com foco na educação ambiental e observação de aves é uma forma importante de sensibilizar a comunidade e os turistas para a importância da conservação do meio”, destaca Virginia Londe de Camargos, gerente de Meio Ambiente e Gestão Integrada da Veracel.
São parceiros da RPPN Estação Veracel na realização do festival a RPPN Rio do Brasil, o Parque Nacional do Pau Brasil, o Refúgio da Vida Silvestre Rio dos Frades e a Universidade Federal do Sul da Bahia. Conta também com o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Seguro.
Estação Veracel
Reconhecida pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como Sítio do Patrimônio Mundial Natural, a RPPN Estação Veracel é considerada uma área-chave para conservação de aves pela BirdLife International, organização ambiental com sede no Reino Unido que atua na proteção de aves e da natureza.
Na área da Estação Veracel já foram registradas mais de 180 espécies de aves e, desde 2019, mais de 1 mil observadores de aves visitaram a Estação com esse propósito. O número impressiona, tendo em vista que a atividade foi suspensa durante o período da pandemia. Além disso, 18 publicações científicas nacionais e internacionais relacionadas à avifauna na RPPN Estação Veracel já foram publicadas.
Nova marca
A RPPN Estação Veracel preparou uma tenda exclusiva para apresentar a Reserva aos visitantes. O espaço vai mostrar imagens de animais já avistados, pesquisas científicas realizadas dentro da reserva, além de destacar os trabalhos e projetos desenvolvidos pela RPPN nestes 25 anos de conservação ambiental.
O festival também foi o momento escolhido pela Reserva para destacar sua nova identidade visual. Uma nova logomarca da RPPN foi lançada já como parte das comemorações de 25 anos da Estação, trazendo o pássaro crejoá (Cotinga maculata) e a flor da árvore murici (Byrsonima sericea).
“Com as cores marcantes em tons vivos, o azul-cobalto predominante e o peito púrpura escuro, essa ave de 20 centímetros rouba a cena com uma simples aparição, e temos muito orgulho de destacar que a espécie já se tornou um símbolo da Estação Veracel, por ser avistada em nossa reserva”, comemora Camargos.
“Da mesma forma, o murici traz o seu lindo amarelo e completa a nova identidade visual da Estação Veracel. Essa é uma excelente forma de começarmos a comemoração dos 25 anos de história da reserva, que se consolidou como uma referência em conservação ambiental em nosso país”, comenta a gerente.
3º Festival de Aves de Porto Seguro
- De 17 a 19/08/2023
- Horário: 9h às 16h (quinta e sexta) e 13h às 16h (sábado)
- Cidade Histórica de Porto Seguro
Fonte e fotos: FleishmanHillard
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM:
Escolinha do Vitória é campeã em torneio internacional de futebol
Escola Municipal do Cambolo homenageia alunos destaques do trimestre
Saiba como solicitar serviços públicos em Porto Seguro
Programa de inseminação de alta genética gera primeiros frutos na cidade