A Secretaria da Segurança Pública (SSP) divulgou no dia 2 de setembro, dados sobre os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLIs) revelando que a Bahia teve redução de 11,4% desse tipo de crime nos oito primeiros meses do ano, na comparação ao ano anterior (2021). Dados preliminares anda apontam que o mês de agosto fechou com redução de 17,9% em todo o estado, passando de 446 em 2021 para 366 em 2022.
Os CVLIs levam em consideração homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.
Nos oito meses deste ano, o estado contabilizou 436 casos de mortes violentas a menos do que no mesmo período do ano passado, com destaque para a capital baiana, que alcançou uma queda de 14,8% nos índices, saindo de 943 casos em 2021, para 803 ocorrências neste ano.
Decréscimo
Segundo o secretário da Segurança Pública, Ricardo César Mandarino, a Região Metropolitana de Salvador, teve decréscimo de 11,4 % (de 441 em 2021 para 396 neste ano), o equivalente a 45 vidas preservadas. Já nos municípios do interior do estado, o trabalho da polícia baiana resultou em 251 vidas poupadas, em relação ao período do ano anterior, passando de 2.454 casos em 2021 para 2.203 ocorrências em 2022.
“Nós tivemos resultados positivos no primeiro semestre e seguiremos assim. O trabalho das Polícias Militar, Civil, Técnica e do Corpo de Bombeiros tem apresentado resultados consecutivos. Conseguimos reduzir os CVLIs em todos os meses deste ano”, declarou.
Ocorrências Policiais
Sequestro
Na tarde do domingo, dia 4 de setembro, a PM da 7ª CIPM foi acionada após denúncia de que quatro pessoas haviam sido abordadas na porta de casa, no Bairro Itapuã e sequestradas por três indivíduos armados, minutos antes em Eunápolis. As vítimas teriam sido levadas no interior de um de seus veículos, com destino à Zona Rural do município.
As equipes da PM, imediatamente iniciaram buscas e uma das guarnições localizou o veículo alvo do crime, que uma das vítimas conduzia. Segundo informou, ele havia sido libertado, mas os outros ainda estariam amarrados em uma área de mata, da qual não conseguia se lembrar do caminho.
A procura foi intensificada na região e a guarnição conseguiu localizar os outros três jovens em meio a uma plantação de eucalipto. As vítimas e o veículo foram encaminhados para a delegacia, onde todos puderam reencontrar os familiares, que estavam bastante abalados.
Drogas, armas e veículos
Durante o final de semana (3 e 4 de setembro), o 8º BPM realizou diversas ações me Pindorama, o que culminou na prisão de dois indivíduos, além da apreensão de armas, drogas e veículos.
No sábado, dia 3 de setembro, por meio de uma denúncia de que homens armados teriam invadido uma fazenda no distrito, a PM se deslocou até o local, onde foi recepcionada por um grupo armado. Houve confronto e os suspeitos fugiram deixando para trás 1 metralhadora; 1 espingarda; 1 espada (katana); e 2 porções médias de cocaína.
Em novo patrulhamento pela localidade no dia posterior, mais objetos foram apreendidos – 1 simulacro de arma de fogo; 1 arma artesanal; e 1 motocicleta -, além da prisão de dois homens.
Deltur
Já a Delegacia de Atendimento e Proteção ao Turista (Deltur) cumpriu com êxito uma investigação que teve início no dia 21 de agosto, quando um turista de MG teria sido furtado em uma barraca de praia na orla norte de Porto Seguro.
A prisão e recuperação do veículo aconteceu na tarde do dia 1º de setembro, no Centro de Porto Seguro. Após a prisão, um dos suspeitos admitiu que realizou o crime sozinho. Na ocasião, após a coleta de mais informações, foi descoberto que o suspeito possui diversas passagens por crime contra o patrimônio no Estado de Minas Gerais. Além disso, o homem estava com mandado de prisão preventiva em aberto e faz parte de uma quadrilha de furto/roubo de veículo com adulteração de chassi e demais sinais identificadores, que estão agindo em Porto Seguro.
Por meio das imagens de câmeras de monitoramento do Cicom, auxiliaram a Deltur a elucidar o caso. As investigações devem ser concluídas em 10 dias e o investigado, de 23 anos de idade, natural de Minas Gerais, foi autuado por receptação qualificada.
Cinotecnia
O 8° Batalhão promoveu um seminário sobre Cinotecnia (treinamento com cães). O evento é , voltado para a formação de condutores de cães de faro e adestramento de cães de faro para atividade policial, entre os dias 2 e 4 de setembro, em Porto Seguro.
Ao todo, 27 pessoas participaram do seminário, dentre elas integrantes do DTCEA/Porto Seguro, do 6° GBM, da CIPT-Chapada, da CIPE-Cacaueira, da 7ª CIPM, da 63ª CIPM e da 8ª CIPM, além dos Policiais Militares do 8° BPM e contou com a presença do renomado treinador, especialista em cães de detecção, com mais de vinte anos de experiência na área, Hugo Ribeiro.
Segundo o Comandante da Unidade, Tenente Coronel PM Alexandre Costa, o emprego dos cães, quando aplicado dentro da doutrina, é uma ferramenta bastante produtiva na atividade policial.
“O Policial Militar precisa conhecer as técnicas necessárias para conduzir um cão de faro para as atividades de detecção de drogas, armas e munições. Com isto em mente, continuamos a investir na capacitação do efetivo, de modo a aprimorar cada vez mais a atuação das forças de segurança pública no enfrentamento à criminalidade", concluiu.
Com informações da SSP, 7ª CIPM, 8° BPM e Deltur Fotos: Reprodução
Siga o Jornal do Sol no Instagram
LEIA TAMBÉM: