Conselheiros tutelares eleitos para o quadriênio 2020/2023 tomam posse

Dia 10/01/20, tomaram posse os 10 conselheiros tutelares de Porto Seguro, eleitos em outubro de 2019. Eles vão atuar de 2020 a 2023. A eleição foi organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA) e Secretaria Municipal de Assistência Social, com acompanhamento do Ministério Público da Bahia (MP-BA). A solenidade de posse ocorreu na sede da Câmara Municipal de Porto Seguro.

A programação da cerimônia iniciou com o Hino Nacional e o Hino do Conselho Tutelar. A prefeita Cláudia Oliveira parafraseou o hino dos conselheiros: "São como anjos, prontos para agir, seja dia ou noite, a fim de proteger e acolher nossas crianças e adolescentes, fazendo valer os seus direitos estabelecidos pelo ECA".

Teve juramento do conselheiro, feito por Flávia Alves; pronunciamento do orador, o conselheiro reeleito, Vinícius Lima da Silva, e assinatura de posse. Também estiveram presentes na cerimônia a presidente da Câmara Municipal, Ariana Felberg; a presidente do COMDICA, Josefa Reis, além de representantes do Judiciário, Promotoria, Ministério Público, Polícia Militar e das secretarias de Educação, Assistência Social, Relações Institucionais e Saúde.

De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, a eleição seguiu os padrões legais estabelecidos em todo o Brasil, por voto direto da população. As urnas foram distribuídas para as escolas municipais do Centro, bairros e distritos do município e de forma secreta, os eleitores, acima de 16 anos e munidos de documentos de identificação e o Título de Eleitor, assinalaram suas cédulas.

Seis conselheiros foram reconduzidos ao cargo e quatro novos empossados, além de 10 suplentes. Eles vão desenvolver suas atividades nos Conselho Tutelar I (Centro) e Conselho Tutelar II (Frei Calixto). Os conselheiros titulares que vão atual no quadriênio são: Luciano Moreira Freitas, Moisés Damasceno, Alex Silva, Girlana Almeida, Elaine Cristine de Paiva, Vinícius Lima, Citélia Ferreira, Leiva Bonfim, Fabriciano Viana e Flávia Alves.