Marinha do Brasil inicia Operação Verão 2019/2020

A Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), realiza, de 22/12/19 a 08/03/20, a Operação Verão. Neste período, cerca de trezentos militares intensificarão as ações de Inspeção Naval na Baia de Todos os Santos, no Litoral Norte e Baixo Sul da Bahia, com ênfase na segurança da navegação e na prevenção de acidentes com banhistas, atuando na orientação e conscientização dos condutores e na fiscalização de embarcações e motos aquáticas, inclusive com realização rotineira de testes de alcoolemia.

A Operação Verão acontece em conjunto com a campanha “Legal no Mar – Navegue com Segurança”, que este ano aborda o tema “Amazônia Azul - Mar limpo é vida”. A campanha, criada em 1996, tem o objetivo principal de evitar perda de vidas humanas e acidentes no mar. Consiste em um conjunto de ações educativas, relativas à segurança da navegação, à salvaguarda da vida humana no mar e à prevenção da poluição do meio ambiente hídrico causado por embarcações.

Este ano, a campanha conta com o grande apoio e a sensibilidade da participação gratuita de cantores e compositores renomados, tais como Durval Lelys, Ivete Sangalo, Tonho Matéria, Edu Casanova, Cláudia Cunha, Lupão e Viviane Trípodi, além de esportistas náuticos, a exemplo de Daniel Cady, Juliana Duque e Rafael Martins, Gerald Wicks, João Roberto e Valentina Cunha, em vídeos de curta duração (30 seg) disponíveis, sem custo, para TVs, Rádios e mídias digitais em geral.

Na última edição da Operação Verão, a CPBA realizou 727 ações de fiscalização do tráfego aquaviário. Durante a operação, foram registradas 8.375 abordagens a embarcações de esporte de recreio, sendo que destas, 994 foram notificadas e 45 apreendidas A Operação Verão 2019/2020 incluirá também ações de presença de agentes da Autoridade Marítima Brasileira em entidades náuticas, clubes, marinas e colônias de pescadores, para realização de palestras educativas e dicas sobre as principais normas de segurança da navegação.

Confira as 15 recomendações para a Segurança da navegação:

1) Esteja atento e vigilante durante a navegação. Você é o responsável por tudo que acontece a bordo. O timão está em suas mãos!

2) Navegue a mais de 200 metros de distância da praia, respeite os banhistas. Lembre-se, seu direito termina quando começa o do outro.

3) Tenha em mãos a sua habilitação e os documentos obrigatórios. Confira tudo antes de sair e passe o dia tranquilo.

4) Conduza sua embarcação com velocidade segura. Isso permite a realização de manobras em caso de situação imprevista e evita acidentes.

5) Faça manutenção preventiva na sua embarcação. Assim como a gente, a embarcação também precisa de cuidados constantes. Cuidem-se!

6) Não consuma bebidas alcoólicas quando for conduzir sua embarcação. Quando existe respeito, a diversão não tem limites.

7) Conheça bem todos os lugares por onde a embarcação irá navegar. Não navegue no “escuro”.

8) Conheça a previsão do tempo antes de sair e fique atento às possíveis mudanças. Com precaução, não existe mau tempo.

9) Previna incêndios em sua embarcação. Pequenas medidas, como verificar o quadro elétrico e a validade dos extintores de incêndio evitam grandes tragédias.

10) Respeite o limite de pessoas a bordo e garanta a estabilidade da embarcação. A maioria dos acidentes com vítimas fatais são causados por esse descuido.

11) Informe seu plano de navegação e a lista das pessoas a bordo ao seu iate clube. Leve sempre um equipamento de comunicação. Navegar é bom, mas mantenha contato com terra firme.

12) Calcule o consumo de combustível para ir e voltar. Faça o cálculo em três partes: um terço para ir, outro para voltar e um de reserva.

13) Quando ancorado, não acione motores ou movimente a embarcação se tiver alguém por perto na água. A diversão e a segurança precisam navegar juntas!

14) Tenha coletes salva-vidas para todos a bordo. Mas não se esqueça de que a prevenção é o seu melhor salva-vidas. Lembre-se: o colete salva-vidas deve ser homologado pela Marinha do Brasil.

15) Não polua mares, rios e lagoas. Lugar de lixo é no lixo.

A Capitania dos Portos incentiva que a população colabore com a fiscalização. Ao observar irregularidades no mar, denuncie imediatamente à CPBA, informando, se possível, o nome da embarcação e seu número de inscrição (ambos visíveis no casco), o dia, a hora e o local. A CPBA disponibiliza o telefone (71) 3507-3777 para atendimento de denúncias e o whatsapp (71) 9968- 7934 para envio de imagens que contribuam para o registro da infração e identificação da embarcação. As emergências marítimas são atendidas pelo telefone 185. Estes serviços encontram-se disponíveis 24 horas por dia.


Fonte: Ascom Capitania dos Portos da Bahia