Pequena mas notável, Viena Orge encanta onde canta

Ela tem 10 anos de idade mas canta com propriedade de gente grande. Viena Orge, é filha da portossegurense Karine D’Almeida e do português Jorge Manuel Orge, e nasceu na cidade de Braga, em Portugal. Veio morar no Brasil em julho de 2015, em Porto Seguro, onde já está cantando e encantado até o público de ouvidos mais exigentes.

Além da simpatia e beleza juvenis, ela tem uma voz aveludada e a capacidade de prender a atenção de quem ama música e tem ouvidos bem treinados. A bela menina já se apresenta em palcos pela cidade. E, pela desenvoltura, apaixona o público por onde passa. Viena diz que se sente alegre, especial e muito feliz em ser cantora mirim. “Aos 25 anos desejo estar fazendo muitos shows dentro do Brasil e, quem sabe, estar em carreira internacional. Adoro interpretar os covers, tenho muita facilidade para isso”.

Mas a dedicação vem desde cedo. Aos três anos de idade, teve sua iniciação musical no conservatório na cidade Braga, onde ficou até aos seis. Aos sete anos, já morando em Porto Seguro, deu continuidade aos estudos em música, com as aulas de canto, violão e teclado. Atualmente, as aulas são com o professor Micael Benaia que elogiou a artista: “Viena é uma garota excepcional e muito observadora. À medida que eu trago desafios pra ela, sempre me surpreendo com uma performance alta. Não apresento ensinos apenas em aspecto vocálico, mas tudo relacionado a comunicação e ela consegue dominá-los em tempo bem menor que a maioria dos outros alunos.”

O professor disse, ainda, que desde o primeiro dia de aula, ele percebe um “incrível potencial” que vai além da música: “acredito piamente que seja o que for que ela queira fazer estará entre os melhores, o que me deixa bastante entusiasmado em tê-la ao meu lado”.

A paixão pela música é evidente e seus ídolos são bem contemporâneos: Ivete Sangalo, Cláudia Leitte e Rafa Gomes, que lhe são inspiração, além de Sienna Belle, Larissa Manoela e Ana Vitoria. A principal influência musical veio da mãe, pelas músicas que ouvia na voz de Maria Gadú, Paula Fernandes e Luan Santana. E os ritmos preferidos são pop e música romântica. 

Música para ela

A pequena grande artista ainda não compõe, mas já está lançando a primeira música inédita: "Estar Aqui", de autoria da artista Eva Cavalcante, que escreveu a música especialmente para ela. Se depender da menina, os sonhos de fama internacional vão mesmo se realizar. Depois de ter tirado férias com a família, sua agenda de shows voltou desde de fevereiro, quando com apresentações em escolas municipais e estaduais na cidade. A família, segundo Viena, é seu alicerce. Os pais da menina são separados, e, desde 2015, ela mora com a mãe e o padastro, Wiris Oliveira, de quem recebe todo o poio na sua participação nos eventos.

Quando perguntada sobre as dicas para quem quer ter a música como meta, Viena fala de questões práticas que podem ser cruciais na hora de cantar. A primeira dica é fazer aula de música ou canto.  E, em seguida, deu conselhos de quem sabe cantar porque aprendeu a ouvir: nunca forçar a voz, procurando cantar dentro do seu tom; experimentar cantar músicas de artistas que você gosta, o que facilita o treinamento e aprendizado; observar como os artistas interpretam a música, a linguagem corporal deles; manter uma alimentação saudável e beber muita água, já que cantar gasta muita energia.

Mas, além das dicas práticas, a cantora mirim alerta que “não basta apenas querer cantar, é preciso desenvolver o talento com exercícios adequados e treinamento constante”. E mais: “Nunca desista de mostrar seu talento, siga seu sonho, sempre!” Quem quiser conferir o dom da menina é só comparecer à próxima apresentação, que será no Porto Plaza Shopping, no dia 30/03/19, às 19h30.


Foto: Arquivo Viena Orge