Costa do Descobrimento participa do Dia Mundial de Limpeza

Ação mobiliza mais de 150 países para reduzir quantidade de lixo descartado no meio ambiente

Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália vão participar do Dia Mundial da Limpeza, que acontece no dia 21/09/19. Este é um evento que reúne voluntários na maior ação social de limpeza do planeta em mais de 150 países. O objetivo é diminuir o lixo no mundo e chamar a atenção para os impactos em nossas vidas e no meio ambiente.

Em Porto Seguro, a ação está sendo organizada pelo Plogging Porto Seguro, com o apoio da Veracel Celulose. ‘Plogging’ é um movimento iniciado na Suécia em 2017 e foi criado pela junção de jogging (que significa corrida em inglês) e picking up littter (pegando lixo em inglês). “Essa é uma ação de voluntários e todos devem participar. O cuidado com o meio ambiente é responsabilidade de todos”, destaca Virgínia Camargos, coordenadora da RPPN Estação Veracel.

O ponto de encontro dos voluntários e coleta do lixo recolhido será na Arena Lounge Axé Moi, às 8h. Vários locais de coletas do lixo serão instalados nas praias, no centro, bairros e zona rural de Porto Seguro. Uma equipe de biólogos, mergulhadores, Bombeiros, da Marinha e voluntários fará a coleta no mar. Os distritos de Arraial D’Ajuda, Trancoso e Caraíva também estão na rota de limpeza com pontos de coleta de lixo.

Além da limpeza do meio ambiente, o Plogging Porto Seguro também está organizando ações de conscientização e educação ambiental. “Queremos Porto Seguro sem lixo. Quanto mais voluntários, maior o resultado do nosso trabalho. Participe!”, convida Lisianne Maia, organizadora da ação em Porto Seguro.

Santa Cruz Cabrália

Em Santa Cruz Cabrália, o encontro será na Vila Criativa, em Santo André, às 9h do dia 21/09. A sede do Projeto Vila Criativa fica situada na av. Beira Rio, 22, em frente ao Rio João de Tiba. Todos estão convidados. Dentre uma série de parceiros, a parceria envolve a Vila Criativa, o Projeto Coral Vivo, o grupo Plogging e o professor Pinguim, de Capoeira, que propõe Educação Ambiental dentro do seu projeto de Capoeira Cidadã.

Arraial d’Ajuda

Em Arraial d’Ajuda, no dia 21/09, comunidade está convidada para se reunir às 9h na Barraca do Nel, na Praia dos Pescadores, com o objetivo de coletar todo lixo que for encontrado na praia, categorizá-lo, dar um destino correto, e transmitir os dados para a Campanha Mares Limpos da ONU Meio Ambiente.

Ao todo, a proposta é mobilizar voluntários para a limpeza de 35km de praias do extremo Sul da Bahia, do Guaiú até Cumuruxatiba. E mais: o Coral Vivo e outros 22 projetos patrocinados pela Petrobras estão com a expectativa de coletar mais de 12 toneladas de resíduos em 140km de praias de norte a sul do país.

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

© 2020 - Jornal do Sol - Informação com Credibilidade