Desafios e empoderamento são tema de homenagem da Câmara às mulheres

 

Dia 12/03/20, a Câmara de Vereadores homenageou as mulheres pela passagem do Dia Internacional (08 de março). A sessão solene reuniu mulheres de diversos segmentos da comunidade. A vereadora Ariana Fehlberg, presidente da Casa, convidou sua mãe, conhecida por Tia Nêga, para se sentar à mesa de honra, da qual também fizeram parte a prefeita Cláudia Oliveira e a juíza da Vara Crime de Porto Seguro, Michele Quadros Patrício.

Entre as homenageadas estavam também outras mulheres que ocupam lugar de destaque no desempenho de suas atividades como as secretárias municipais de Educação e Assistência Social, Janis Souza e Lívia Bitencourt, respectivamente, a jornalista Hilda Rodrigues, empresárias, e profissionais de diversas áreas como da saúde, comércio, professoras, representantes de associações, donas de casa e estudantes.

 

Durante a sessão, os vereadores usaram sua fala para homenagear um nome e foram convidados a distribuir rosas amarelas às mulheres presentes. Os assuntos mais comuns nos discursos de homenagem foram o espaço que a mulher tem ocupado na sociedade, a importância de seu trabalho, a luta para acabar com a violência contra a mulher e a defesa de seus direitos. Durante a homenagem, a presidente Ariana Fehlberg afirmou que considera importante cada conquista feita pelas mulheres, que, batalhadoras têm aberto cada vez mais o caminho às atuações femininas em diversos segmentos.

Ao falar sobre essas conquistas, a prefeita Cláudia citou o desafio de participar da política e de ser vista com olhos humanos diante de todos os papéis. “Desempenho uma atividade política, mas sou mulher, mãe e esposa. E, muitas vezes precisamos que as pessoas vejam com esse olhar. Embora desenvolvamos um papel profissional, somos humanos, temos uma família, uma vida para cuidar e zelar.”

A jornalista Hilda Rodrigues afirmou ter se sentido muito honrada e agradeceu à presidente da Casa, Ariana Fehlberg a homenagem: “representando tantas outras mulheres que lutam no dia a dia para defender suas famílias, e que encontram tempo para trabalhar, defender suas comunidades e fazer tantas coisas positivas para o bem da nossa cidade. Num momento em que o machismo ainda é muito presente na nossa sociedade, as mulheres estão ocupando seu espaço. A palavra do momento é empoderamento e a gente vê isso com a presença da juíza, por exemplo, a Dra Michele Quadros, que ocupa um espaço tradicionalmente masculino; e, pela primeira vez em Porto Seguro, uma prefeita mulher e uma presidente da Câmara também do sexo feminino. Estão todas de parabéns!” Ao final do evento, o público presente foi convidado a participar de um coquetel no plenário da Câmara.