Casa de acolhimento é apresentada à comunidade

O Centro Pop, casa de acolhimento de pessoas que vivem em situação de rua, em Porto Seguro, tem novas instalações que foram apresentadas, em 29/08/17 à comunidade, pela administração municipal. O espaço está localizado na Rua Manaus, 310, bairro Campinho.

Segundo a coordenadora da Alta Complexidade da Proteção Especial, a psicóloga Luciana Parracho, a casa foi estruturada para que pessoas em situação de rua possam passar o dia, tomar café,  guardar seus pertences, higienizar-se, além de participar de projetos psicossociais, voltados à promoção da autonomia, dignidade e exercício da cidadania.

Segundo a prefeitura, os serviços do Centro Pop são desenvolvidos por uma equipe multifuncional composta por 12 servidores (psicólogo, pedagoga, assistente social, coordenação, cozinheira, orientadores sociais, vigilantes e auxiliares, além de três técnicos de abordagens).

São cinco salas: uma para descanso, uma destinada à guarda de pertences, uma para coordenação, duas para realização de atendimento técnico; quatro banheiros, copa, área para atividades socioeducativas, jardim com varandas, área de convivência e lavanderia.

Os serviços ofertados são o atendimento técnico, banhos e lavagem de roupa, café da manhã e lanche da tarde, encaminhamentos à rede pública de saúde, acesso à documentação civil, retorno para local de origem a quem deseja retornar, acesso aos programas do Governo Federal, além de trabalho destinado à reconstrução de vínculos familiares.