Programa Saúde Sem Fronteiras é lançado em Porto Seguro

       Planejado para levar serviços de rastreamento do câncer de mama (mamografia), oftalmologia, odontologia (Odontomóvel) e doação de sangue (Hemóvel) a diversos pontos da Bahia, o Programa Saúde Sem Fronteiras foi lançado nesta sexta-feira (2), em Porto Seguro, no sul do estado. Com investimento anual de até R$ 40 milhões, os serviços foram integrados e ganharam atenção redobrada, com mais veículos e atividades.
      A chegada da 3º edição do Porto Seguro Rosa 2015, decisão de peito, importante engajamento social em defesa à saúde da mulher. Motivada pelo permanente enfrentamento contra o câncer de mama, a população atendeu a convocação da Prefeita Cláudia Oliveira, unindo-se ao Secretário de Saúde do Estado da Bahia, Dr. Fábio Vilas Boas, Secretária de Políticas para as Mulheres, Olívia Santana, Vice-Prefeito, Humberto Nascimento, Secretária de Saúde, Edna Alves, além da participação ativa dos Secretários de Governo, Autoridades Legislativas e Servidores da Prefeitura.
    Munidos de faixas, bolas e muita disposição, os participantes da grande caminhada de mobilização percorreram as principais ruas e avenidas do centro da cidade. Durante todo o percurso, animado por músicas, aplausos e palavras de atitude contra o câncer de mama, os moradores, turistas e comerciantes expressavam a satisfação diante da responsabilidade da administração pública para com a luta pela preservação da vida, através da prevenção, diagnóstico e do tratamento do câncer de mama. De acordo com informações da Polícia Militar, cerca de 2000 mil pessoas compareceram ao evento, que teve início no Trevo do Cabral, e encerrou o trajeto na Passarela do Descobrimento, local escolhido para o lançamento oficial da carreta de rastreamento ao câncer de mama.
        No período de 02 a 20/10, a carreta itinerante instalada na Passarela do Descobrimento, funcionando de segunda à sábado, das 8h às 18h, fornecerá exames preventivos ao câncer de mama para as mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, em concordância as diretrizes preconizadas pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA), que aponta o elevado índice da doença neste público alvo. A estrutura física possui 3 mamógrafos, com a capacidade instalada de realizar por dia 210 exames, estando previstas até o término das atividades, a efetivação de 3.150 procedimentos. Para participar, é necessário que as mulheres, entre 50 e 69 anos, apresentem cartão SUS e RG.
Criado pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o programa levará, cada vez mais, serviços considerados de difícil acesso para a população. O lançamento foi realizado pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, em conjunto com o início da Campanha Outubro Rosa. A 'Caminhada pela vida, na luta contra o câncer de mama', também marcou a abertura da campanha no município.
De acordo com Fábio Vilas-Boas, o Governo do Estado tem a preocupação de descentralizar e regionalizar a assistência na Bahia. “Chega de enviar pacientes de ambulância para Salvador. Nós vamos estruturar a assistência em Porto Seguro, qualificar e ampliar o serviço no Hospital Luis Eduardo Magalhães, e nas regiões sul e Extremo Sul, envolvendo Porto Seguro, Teixeira de Freitas e Eunápolis, de modo que nós possamos oferecer à população toda a assistência que ela necessita”, disse.
Cine Rosa
        Ainda como parte das ações do Outubro Rosa, a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) vai promover um cinema itinerante, a céu aberto, em cinco cidades baianas, batizado de Cine Rosa. O filme ‘A culpa é das estrelas’ será exibido, sempre às 18h, nas cidades de Maragogipe, no dia 6; Porto Seguro, no dia 9; Mucugê, no dia 17; Cachoeira, no dia 19; e, por fim, em Salvador, no bairro de Cajazeiras X, no dia 24.
Secom - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia
Fotos: João Cordeiro