Governo acelera processo para finalizar censo em território Yanomami

 O Governo Federal está reunindo esforços e empenho para apoiar o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na conclusão do Censo Demográfico 2022 em Território Indígena (TI) Yanomami, a maior reserva indígena do País. A iniciativa faz parte da ação interministerial de resposta e combate à crise humanitária que ocorre na região, onde vivem mais de 31 mil pessoas.

 Com a conclusão do Censo 2022 será possível identificar, de forma mais precisa, a população Yanomami, bem como outras informações como o total de indígenas por faixa etária e sexo, localização de cada comunidade e realizar um planejamento mais assertivo em assistência à saúde e saneamento, documentação, por exemplo.

Comunidades

Até o momento, já foram pré-identificadas 549 comunidades no território Yanomami, sendo 396 no estado de Roraima, com 53% delas recenseadas; e 153 no Amazonas, com recenseamento de 98%, destaca a coordenadora do Censo de Povos e Comunidades Tradicionais do IBGE, Marta Antunes.

 “A soma dos esforços vem superando as dificuldades operacionais e logísticas desde o início da coleta. Só assim conseguiremos completar essa missão nas próximas semanas”, explica.

Para atender a demanda,  diversas adaptações foram realizadas, além de contar com diversas instituições do Governo, como o Ministério dos Povos Indígenas (MPI); a Fundação Nacional do Índio (Funai); o Ministério da Defesa, por meio da Força Aérea Brasileira (FAB); o Exército Brasileiro; e a Secretaria Nacional de Saúde Indígena (Sesai), do Ministério da Saúde.

As equipes para o trabalho contam com um recenseador, um guia institucional (que realiza a mediação intercultural) e um guia-intérprete, indicado pela Funai, Sesai e associações indígenas. A conclusão das informações do Censo 2022 dos indígenas está prevista para o final do mês de março. O prazo necessário para finalizar processos internos e divulgação é de dois meses, em média.


 Com informações e foto da Ascom Gov BR

Siga o Jornal do Sol no Instagram

LEIA TAMBÉM: 

Circuito do Carnaval em Belmonte tem apoio da Polícia Militar

Veracel oferece duas vagas para atuação em Eunápolis

Raiz do Mangue e Rancho Pacatá apresentam Carnaval diferenciado em Porto Seguro

Os Flinstones invadem a avenida com o Bloco Adão e Eva

Pacientes com fibromialgia participam de evento em alusão ao Fevereiro Roxo